Leitura: Lucas 4

Seleção

Então o diabo o levou para um lugar mais alto e num instante lhe mostrou todos os reinos do mundo. E disse: Eu lhe darei todo este poder e a glória destes reinos, porque isso me foi entregue, e posso dar a quem eu quiser. Portanto, se você me adorar, tudo isso será seu. Mas Jesus respondeu: Está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.” 

Lc 4.5-8

Observação 

Logo após Seu batismo no Jordão, Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, onde permaneceu em jejum por 40 dias. Ao fim desses dias, o diabo apresentou três tentações a Jesus. O trecho que lemos acima se refere à segunda tentação. O diabo estava oferecendo a Jesus o poder e a glória dos reinos deste mundo. Em troca, Jesus deveria prestar adoração a ele.

É evidente que Jesus não cedeu a essa tentação. No entanto, o que chama minha atenção é o fato de que essa tentação continua muito presente em nossos dias. Existe um desejo intrínseco nos corações pelo poder, pela glória e pela influência. Com o advento da internet, essa busca por destaque tornou-se ainda mais acessível à maioria das pessoas. Esse desejo é tão pronunciado que até mesmo uma nova profissão surgiu: a de influenciador digital.

Não estou sugerindo que todas as pessoas na internet estejam atrás de poder, glória e influência. Entretanto, a tentação permanece latente em nossa cultura contemporânea. O problema é que muitos estão sacrificando suas vidas, casamentos, filhos e tempo com Deus na busca por esse lugar de destaque.

Essa mesma exigência que o diabo apresentou a Jesus ecoa em nossos dias. Ele deveria prestar culto àquela entidade maligna em troca de influência. Mas talvez você esteja pensando que esse tipo de prática satanista não faz sentido e que você não corre esse risco. No entanto, a realidade é diferente.

Todas as vezes que sacrificamos nossas prioridades a fim de buscarmos esse lugar de visibilidade, estamos adorando o senhor desse mundo caído; porque estamos seguindo suas regras. O verdadeiro Senhor do Universo, Jesus Cristo, nos orienta a buscarmos Ele em primeiro lugar. Além disso, diz que nossos casamentos são nossa prioridade, seguidos de nossos filhos, vida com a igreja e, por fim, nosso trabalho. Porém, estamos colocando o trabalho em primeiro lugar, porque desejamos esse lugar de poder e admiração. O que isso significa? Estamos nos submetendo às regras do jogo do diabo; ou seja, estamos prestando adoração a ele.

Jesus nos alerta para que não caiamos nessa armadilha. O sucesso, a fama e a influência podem sim fazer parte de nossas vidas. Em si mesmas, essas coisas não são pecaminosas. O problema surge quando colocamos no altar de sacrifício todas as outras coisas, na busca por esse lugar de destaque. Cuidado! Sua família pode estar sendo sacrificada nesse altar.

Oração

Senhor Jesus, ajuda-me a não cair na tentação de buscar poder e glória desse mundo. Que eu busque somente te adorar. Que sejas minha razão de viver.

Aplicação

Avaliarei constantemente minhas motivações.