Leitura: Salmos 117

Seleção

Louvem o Senhor todas as nações; louvem-no todos os povos. Pois grande é o seu amor por nós; a fidelidade do Senhor dura para sempre. Louvado seja o Senhor!

Salmos 117.1,2

Observação

Este é o Salmo mais breve de todo o saltério. Lutero dizia que esse salmo era curto para que todos pudessem entender o seu significado. Não temos informações de quem o escreveu e tampouco de quando fora escrito. Mas, apesar de pequeno, seu significado é amplo e profundo.

Escrito na Antiga Aliança, quando Deus ainda se relacionava diretamente com o povo hebreu, este Salmo já apontava para a natureza universal do Reino de Deus. É um apelo para que todos os povos louvem o Senhor. Eu e, provavelmente, você, caro leitor, não somos descendentes diretos dos hebreus; somos o que a Bíblia chama de gentios, ou seja, fazemos parte desses povos mencionados pelo salmista. No entanto, isso em nada diminui nosso valor, pois estávamos nos planos de Deus, e agora estamos aqui: louvando ao Senhor.

O apóstolo Paulo escreveu aos Efésios (Ef 1:4-5): “Mesmo antes de criar o mundo, Deus nos amou e nos escolheu em Cristo para sermos santos e sem culpa diante dele. Ele nos predestinou para si, para nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito de sua vontade.” Isso evidencia que somos amados por Deus desde antes da fundação do mundo. E, por causa desse amor, Ele já havia nos predestinado para sermos adotados como Seus filhos.

Portanto, todos aqueles que creem que Jesus é o seu Salvador e se rendem a Ele como Senhor de suas vidas recebem o direito de adoção. Isso significa que são incluídos na família de Deus e experimentam Sua bondade e fidelidade.

Antes, éramos escravos de nossos pecados e, por isso, inimigos de Deus. Estávamos afastados dEle e sujeitos à Sua santa e justa ira (Rm 5:6-11). No entanto, por causa da morte de Cristo, todos aqueles que se rendem a Ele são reconciliados com Deus e passam a desfrutar dos benefícios de fazer parte de Sua família.

Meus irmãos, não há privilégio maior neste mundo do que sermos adotados na família de Deus. Não apenas somos cuidados nesta vida, como também temos a garantia de uma herança eterna e incorruptível. Quando nosso Senhor Jesus voltar, passaremos toda a eternidade com Ele, juntamente com a família de Deus. Será um tempo sem pecado, sem dor ou sofrimento, um lugar de plenitude e paz, ao lado do nosso Senhor Jesus Cristo.

Petição

Senhor Deus, mantém em mim acesa a chama que anseia pela eternidade.

Aplicação

Refletirei mais sore a eternidade.