Leitura: Provérbios 4
Seleção
Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida. Evite toda conversa maldosa; afaste-se das palavras perversas. Olhe sempre para frente; mantenha os olhos fixos no que está diante de você. Estabeleça um caminho reto para seus pés; permaneça na estrada segura. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; não permita que seus pés sigam o mal.
Provérbios 4.23-27
Observação
Inúmeras tentações nos rodeiam. E, quando nossos maus desejos encontram um objeto de satisfação, somos seduzidos e arrastados até que nos entreguemos àquele prazer. Isso é o que a Bíblia chama de pecado. Significa desobedecer à vontade dAquele que nos criou. Significa dar vazão aos nossos desejos intrínsecos que são contrários aos ensinamentos de Deus.
Neste provérbio, Salomão contrasta o caminho dos justos e o caminho dos perversos. Os justos se utilizam da sabedoria divina para conduzir suas vidas. Os perversos permitem que seus maus desejos norteiem seus caminhos. E, como o apóstolo Paulo nos ensinou na carta aos Gálatas: “A pessoa sempre colherá aquilo que semear” (Gl 6.7). Portanto, aqueles que se deixam levar por suas vontades pecaminosas, deliberadamente entregando-se às tentações, colherão ruína e morte. Enquanto aqueles que utilizam a sabedoria de Deus para conduzir suas vidas colherão a vida eterna.
Como o próprio Salomão disse nos versos anteriores: “O caminho dos justos é como a primeira luz do amanhecer, que brilha cada vez mais até o dia pleno clarear. O caminho dos perversos é como a mais absoluta escuridão; nem sequer sabem o que os faz tropeçar” (Pv 4.18,19).
Por isso, o autor deste provérbio nos orienta a guardarmos o nosso coração, porque ele dirige o rumo de nossas vidas. Como explicado nos dias anteriores, para o hebreu, o coração ilustrava o núcleo da personalidade humana. A fonte do intelecto, da racionalidade, das emoções e das tomadas de decisão. Sendo assim, guardar o coração significa vigiá-lo, protegê-lo. Significa alimentar o intelecto com bons conteúdos (em especial a Palavra de Deus). Significa gerir adequadamente as emoções e, intencionalmente, fugir das tentações antes que elas sejam consumadas.
Jesus mesmo disse que “a carne é fraca” e, por isso, precisamos constantemente vigiar e orar (Mt 26.41). O que nos consola é saber que Deus, em sua fidelidade, não permitirá que sejamos tentados além do que podemos suportar e sempre nos providenciará um escape (1Co 10.13). Portanto, diante das inúmeras tentações que nos rodeiam, persevere na luta contra o pecado, vigiando, orando e, ininterruptamente, protegendo seu coração.
Petição
Senhor, ajuda-me na luta contra as tentações que o mundo me oferece. Dê-me o escape para todas elas. Que eu honre Teu nome por meio de minha vida.
Aplicação
Intencionalmente, protegerei meu coração.