Leitura: 1Coríntios 10
Seleção
Portanto, se vocês pensam que estão de pé, cuidem para que não caiam. As tentações em sua vida não são diferentes daquelas que outros enfrentaram. Deus é fiel, e ele não permitirá tentações maiores do que vocês podem suportar. Quando forem tentados, ele mostrará uma saída para que consigam resistir.
1Co 10.12,13
Observação
Neste trecho, Paulo alerta os cristãos de Corinto a tomarem cuidado para não se aproximarem demais do pecado. Alguns deles orgulhavam-se de sua liberdade e autoconfiança, a ponto de visitarem templos pagãos e comerem comida sacrificada a ídolos. O apóstolo, então, chama a atenção para que essa confiança exagerada em si mesmos não se torne uma armadilha para o pecado.
Todos estamos sujeitos às transgressões, pois as tentações nos rodeiam. O prazer que o pecado proporciona é como o aroma de uma comida bem temperada no fogo, instigando nossos sentidos. E o pecado pode estar na palma da mão, na tela de um celular, no escritório ao lado ou até mesmo em nossos pensamentos.
Definitivamente, o pecado que cometemos entristece a Deus, pois pecar é desobedecer a Ele. Somos Seus filhos amados. Ele nos adotou em Sua família e nos fez participar de Sua herança. Ele nos amou tanto que enviou Seu Filho para levar sobre Si a culpa pelas nossas transgressões. Mas, mesmo conscientes desse amor, diariamente pecamos e O entristecemos.
Quando somos tentados, muitas vezes parece não haver outra saída que não o pecado. Somos envoltos de tal forma que parece impossível não pecar. No entanto, isso não é verdade. Paulo disse que Deus, em Sua fidelidade, não permite tentações maiores do que podemos suportar. Portanto, empre que o pecado estiver em nosso caminho, Ele mostrará uma saída segura. Ou seja, diante de uma tentação, precisamos parar, respirar fundo e elevar nossos pensamentos (ou palavras) a Deus. Se não formos afoitos e não corrermos para a satisfação momentânea que o pecado proporciona, encontraremos uma saída e resistiremos àquela tentação.
Ninguém pode dizer que o pecado não traz prazer. É evidente que sim. No entanto, o prazer de uma vida íntegra e em santidade é muito mais intenso. O pecado trará consequências que podem ser desastrosas. Por outro lado, a vida de obediência a Deus é leve, feliz e intensamente satisfatória.
Petição
Senhor, diante das tentações, ajuda-me a me manter em santidade. Sei que para não cair em pecados, dependo de Ti.
Aplicação
Exercitarei a dependência de Deus.