Leitura: Salmos 21
Seleção
Pois o rei confia no Senhor; o amor do Altíssimo não permitirá que ele se abale.
Salmos 21.7
Observação
Este é mais um Salmo no qual Davi celebra as bênçãos de Deus que o capacitavam a vencer as batalhas contra seus inimigos. Ele expressa a alegria que provém da força do Senhor, celebrando com música e cânticos. No entanto, é vital lembrar que Davi, apesar de entoar cânticos como este, não era perfeito ou inabalável. Assim como nós, ele era um ser humano repleto de falhas e temores.
Quem não se abala diante de grandes desafios? Quem não tem sua fé fragilizada diante de derrotas consecutivas? Quem não teme o desconhecido quando, aparentemente, não há solução para determinado problema? Todos enfrentamos desafios em diferentes áreas da vida, que inevitavelmente abalam nossas emoções. O estresse no trabalho, a apreensão sobre as finanças, a preocupação com a saúde dos filhos, as complexidades do casamento, a tristeza iminente de uma separação… Em diferentes graus e esferas da vida, somos abalados, e nossas emoções muitas vezes nos dominam.
Ao contrário dos filósofos estoicos, que mantinham indiferença total às circunstâncias externas, nós, feitos de carne e osso, somos repletos de sentimentos, assim como o rei Davi. Ele próprio sucumbiu à paixão a ponto de arquitetar a morte de um soldado para ficar com sua esposa. Como o apóstolo Paulo nos lembra: ‘Aquele que está de pé, cuide para que não caia’. Sim, somos vasos frágeis que, de tempos em tempos, nos vemos em pedaços.
No entanto, ao reconhecermos nossas fraquezas, também olhamos para a força que provém de Deus. Nesse sentido, Paulo compartilhou ensinamentos poderosos, como ‘Tudo posso naquele que me fortalece’, referindo-se à força divina para enfrentar situações de escassez ou abundância. Ele também disse: ‘De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Por isso, sinto prazer nas fraquezas, nos insultos, nas privações, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então é que sou forte’.
A lição que aprendemos no dia de hoje é que somos, de fato, vasos frágeis, necessitados do cuidado, da força e das bênçãos de Deus. Portanto, o segredo da vida reside em encontrar em Deus a força para superar as provações. As tribulações são inevitáveis, mas a cada queda em que nos vemos de joelhos aos seus pés, nos levantamos mais fortes do que antes. Se você se encontra abalado por algum infortúnio em sua vida, prostre-se diante de Jesus e implore para que Ele deposite sobre você a força que renova e capacita a enfrentar as batalhas diárias.
Petição
Senhor Deus, reconheço minhas fragilidades. Tantas vezes me vejo abalado pelas circunstâncias da vida. Peço que tua força repouse sobre mim e me faça cada dia mais forte.
Aplicação
Buscarei em Deus a força para as batalhas da vida.