Leitura: Salmos 27

Seleção

O Senhor é minha luz e minha salvação; então, por que ter medo? O Senhor é a fortaleza de minha vida; então, por que estremecer? […] Espere pelo Senhor e seja valente e corajoso; sim, espere pelo Senhor.

Salmos 27.1, 14

Observação

O medo é uma emoção inata, uma resposta adaptativa a ameaças percebidas. Serve como um alerta, preparando o corpo para enfrentar possíveis perigos. Embora seja uma ferramenta de proteção, em excesso, o medo pode gerar estresse e danos às nossas vidas.

Diversos medos permeiam nossas vidas, desde o medo de perder o emprego, de um filho ficar doente, de sermos assaltados ou de não termos dinheiro para pagar as contas no fim do mês. Enfim, o medo pode estar presente em diferentes contextos.

Neste Salmo, Davi lembra a si mesmo que, apesar de estar rodeado de inimigos, não havia motivo para temer porque Deus era a sua fortaleza. Ele tinha claramente a consciência de que viver na presença de Deus era a solução para não sentir medo das ameaças que o rodeavam.

Essa também deve ser a nossa perspectiva sobre a realidade. É fato que somos rodeados por ameaças reais que, muitas vezes, tiram o nosso sono. No entanto, devemos nos lembrar que Deus é a nossa luz, a nossa salvação e a nossa fortaleza. De forma consciente e intencional, devemos alimentar nossas mentes e corações com essas verdades. Em oração, em reflexões ou mesmo em conversas com irmãos, devemos frisar essa realidade que, gradativamente, trazem paz e segurança às nossas almas.

Ao final do Salmo, Davi traz um paradoxo entre esperar no Senhor e ser valente e corajoso. E, aqui, reside o segredo de uma vida equilibrada. Esperamos no Senhor, ou seja, depositamos nossa esperança nEle e, por isso, somos valentes e corajosos. Ou seja, nossa coragem e valentia não estão alicerçadas em nossa força mental ou mesmo em nossa conta bancária; antes, depositamos nossa confiança nAquele que é Senhor sobre a criação.

Se o medo tem sido uma constante em sua vida; se seus níveis de ansiedade e preocupação têm afetado sua rotina e roubado sua paz, comece a refletir sobre o fato de que o nosso Deus é a nossa fortaleza. Ele é o socorro presente em momentos de angústia. Ele não somente é o Todo-Poderoso, como também é nosso Pai amoroso que não permitirá que sejamos abalados. Exercite o descanso nEle! Ore, reflita e avise ao seu coração que o Senhor é a fortaleza de sua vida, por isso, não há motivo para tremer.

Petição

Senhor Deus, obrigado porque sei que em Ti eu posso confiar. Ajuda-me a descansar nessas verdades gloriosas. Dê-me a paz que excede o entendimento.

Aplicação

Descansarei em Deus.