Leitura: Salmos 26

Seleção

Lavo as mãos para declarar minha inocência. Venho ao teu altar, ó Senhor, para entoar um cântico de gratidão e anunciar todas as tuas maravilhas. Amo o teu santuário, Senhor, o lugar onde habita tua presença gloriosa.

Salmos 26.6-8

Observação 

Neste Salmo, Davi utiliza a linguagem da adoração no Tabernáculo, local onde Deus se manifestava aos homens naquele tempo. Ao declarar sua inocência, ele tornava-se apto para adentrar ao santuário e experimentar a gloriosa presença do Senhor.

Na época de Davi, três figuras centrais se destacavam entre os Israelitas: o rei, que governava; os profetas, mensageiros de Deus ao povo; e os sacerdotes, que ofereciam sacrifícios em nome do povo. Cerca de mil anos depois, Jesus uniu esses três ofícios em si mesmo – Rei, Profeta e Sacerdote. Além disso, ofereceu-se como sacrifício pelos pecados, reconciliando-nos com Deus Pai. Isso concede aos seguidores de Jesus livre acesso a Deus, sem necessidade de intermediários (profetas e sacerdotes) ou mesmo de um local físico específico (Tabernáculo e Templo).

Você consegue perceber o quanto isso é maravilhoso? Éramos pecadores e, por isso, indignos de adentrar à presença do Senhor. No Antigo Testamento, era o sacerdote que se apresentava diante de Deus, pedindo perdão pelo povo. Hoje, por causa da obra de Jesus, somos considerados perfeitos e, por isso, somos dignos de nos achegarmos ao Pai. Nossa inocência foi conquistada pelo derramamento do sangue de Jesus, e isso aconteceu por graça e não por merecimento de nossa parte.

No entanto, é lamentável notar que muitos cristãos negligenciam esse privilégio, tanto individual quanto coletivamente. A correria diária, muitas vezes, impede de nos achegarmos diariamente ao Rei do Universo em oração. Estamos tão ocupados que negligenciamos a tarefa mais importante do dia, a tarefa da qual todas as demais dependem, que é a oração pessoal.

Mas não somente isso. Muitos cristãos negligenciam o ápice de sua semana quando o povo de Deus se reúne para cantar louvores ao Pai. O momento de máxima importância é trocado por algumas horas a mais de lazer. 

O que Deus nos ensina nesse dia é que negligenciar os privilégios que Jesus nos concedeu é, no mínimo, uma irracionalidade. Se esse é seu caso, reflita bem sobre o quanto você perde em não se voltar ao Pai diariamente no seu quarto e semanalmente com a família de Deus. Que o Senhor lhe mostre o quanto isso é importante. 

Petição

Senhor, ajuda-me a não trocar tua presença por um punhado de prazeres momentâneos. Quero experimentar prazeres mais profundos que só encontro diante de Ti.

Aplicação

Buscarei, de forma disciplinada, a presença de Deus.