Leitura: Salmos 1
Seleção
Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Pelo contrário, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.
Salmos 1.1-3
Observação
No mundo atual, somos constantemente bombardeados por inúmeras vozes, todas buscando nossa atenção e oferecendo conselhos. Familiares, amigos, colegas de trabalho, vídeos do YouTube, postagens no Instagram e muitos outros competem pela nossa atenção. Nesse oceano de informações, pode ser desafiador discernir em quem ou no quê confiar.
O Salmo 1, o primeiro dos 150 Salmos, nos orienta sobre a fonte de sabedoria em que devemos nos ancorar: a Palavra de Deus. O salmista chama de bem-aventurados, ou seja, abençoados e felizes, aqueles que meditam na lei de Deus, diariamente e continuamente.
Ele compara aqueles que meditam na Palavra de Deus a árvores bem irrigadas, que produzem frutos em seu devido tempo. Assim, podemos entender que aqueles que nutrem sua sede com as palavras revigorantes da Bíblia terão uma vida próspera e bem-sucedida, porque a Bíblia contém princípios fundamentais para uma vida justa e correta.
As Escrituras oferecem orientação para todas as áreas da vida. Pais obterão as informações necessárias para educarem seus filhos. Filhos saberão como viverem uma vida que agrada seus pais. Maridos e esposas aprenderão a lidar com os desafios do casamento. Patrões saberão como lidar com seus funcionários e vice-versa. Enfim, a Bíblia nos traz os princípios fundamentais e necessários para uma vida equilibrada e harmoniosa.
No entanto, mais do que princípios práticos, a Bíblia revela o plano eterno de Deus. Ela nos apresenta o amor profundo do Pai e a obra redentora do Filho, que tirou a culpa de nossos ombros. Por meio da Palavra de Deus, somos convidados a aceitar pela fé essa poderosa verdade, de que fomos perdoados, apesar de nossos terríveis pecados e, ao mesmo tempo, somos convidados a viver sob o senhorio desse Deus amoroso.
Em meio às muitas vozes que competem por nossa atenção, precisamos estar atentos à voz do Criador dos céus e da terra. Meditar em sua Palavra dia e noite é uma forma de manter nossas vidas alinhadas com Sua vontade. Então, deixe que as verdades contidas na Bíblia guiem suas decisões e permita que a Palavra de Deus seja sua fonte de sabedoria e discernimento em todas as áreas de sua vida.
Oração
Senhor Deus, ajuda-me a ter a disciplina necessária para viver mergulhado em tua Palavra. Que tuas verdades sejam meu guia em cada momento de minha vida.
Aplicação
Continuarei meditando nas verdades contidas na Bíblia diariamente.