Leitura: Salmos 116 

Áudio do devocional

Seleção

Amo o Senhor, porque ele ouve a minha voz e as minhas orações. Porque ele se inclina para ouvir, orarei enquanto viver. A morte me envolveu com suas cordas, e os terrores da sepultura me dominaram; não via outra coisa senão sofrimento e tristeza. Então clamei pelo nome do Senhor: “Livra-me, Senhor!”. O Senhor é compassivo e justo; o nosso Deus é misericordioso! O Senhor protege os ingênuos; eu estava diante da morte, e ele me salvou.

Salmos 116.1-6

Observação

A oração é, sem dúvida, um exercício de fé. Colocamo-nos na presença de Deus para um momento de diálogo, embora não possamos ouvir audivelmente a Sua voz ou vê-Lo face a face. Falamos com Ele em voz alta, em pensamento, lemos uma passagem das Escrituras ou até mesmo permanecemos em contemplação. Porém, diferentemente de um diálogo com outra pessoa, quando oramos, o fazemos verdadeiramente pela fé.

Por conta disso, muitos podem pensar que a oração é uma perda de tempo, imaginando que, se Deus realmente existe, Ele deve ter coisas mais importantes a fazer do que parar para nos ouvir. Outros ainda oram, mas sempre com uma sombra de dúvida, questionando se Deus realmente atenderá às suas necessidades.

No Salmo 116, o escritor expressa seu profundo amor por Deus justamente porque Ele ouve suas orações. Com toda a certeza, o salmista declara que Deus não só se inclina para ouvi-lo, mas também responde ao seu clamor, libertando-o do sofrimento, da tristeza e da morte.

Sim, meus irmãos, o Senhor escuta e responde nossas orações. Ele está atento às nossas necessidades e, como um Pai amoroso, sabe o que é melhor para nós. É possível que Ele não atenda a todos os nossos desejos, pois o Seu papel não é o de um gênio da lâmpada, pronto a realizar os pedidos mais extravagantes. No entanto, sendo um Pai que conhece o que é verdadeiramente necessário para os seus filhos, Ele suprirá nossas necessidades, garantindo que nada essencial nos falte.

Portanto, se em algum momento você questiona o valor do tempo dedicado à oração, inspire-se no salmista que disse nos versículos 7 a 9: “Volte, minha alma, a descansar, pois o Senhor lhe tem sido bom. Ele livrou minha alma da morte, meus olhos, das lágrimas, meus pés, da queda. Por isso, andarei na presença do Senhor enquanto viver aqui na terra.” Então, diante dessas verdades, ore e permita que sua alma descanse, pois o Senhor é bom e está atento às necessidades dos seus filhos.

Petição

Senhor Deus, sei que me ouves e atendes minhas necessidades mais urgentes. Sei que tens cuidado de mim e, por isso, sou muito grato.

Aplicação

Exercitarei cada dia mais a oração