Leitura: Salmos 19

Seleção

Os céus proclamam a glória de Deus; o firmamento demonstra a habilidade de suas mãos. Dia após dia, eles continuam a falar; noite após noite, eles o tornam conhecido. Não há som nem palavras, nunca se ouve o que eles dizem. Sua mensagem, porém, chegou a toda a terra, e suas palavras, aos confins do mundo. […] A lei do Senhor é perfeita e revigora a alma. Os decretos do Senhor são dignos de confiança e dão sabedoria aos ingênuos.[…] São uma advertência para teu servo, grande recompensa para quem os cumpre.

Salmos 19.1-4,7,11

Observação 

Este Salmo está dividido em três seções. Na primeira delas, Davi fala sobre as maravilhas criadas por Deus, que revelam Sua glória. Ele descreve a mensagem que Deus transmite ao mundo por meio da ordem da criação; que, mesmo sem palavras, essa mensagem alcança os confins da terra. Na segunda seção, o salmista aborda a mensagem escrita de Deus, que, em seu tempo, ainda estava sendo produzida. Por fim, ele apresenta a resposta de obediência que Deus espera de Seus servos.

Ao contrário do que muitos podem pensar, Deus se comunica diariamente com Seu povo. Seu primeiro meio de contato é a criação, que é obra de Suas mãos. Quem não fica maravilhado com as belezas da natureza? Praias com águas cristalinas, montanhas com imponentes cachoeiras, florestas densas com animais selvagens. E que dizer das grandezas do Universo? Estrelas, planetas, galáxias, nebulosas e buracos negros. Além disso, não podemos ignorar o microcosmo. A complexidade de uma única célula, do DNA e o funcionamento notável do cérebro. Sim, tudo obra de Suas mãos.

O segundo meio pelo qual Deus se comunica com Seu povo é por meio das Escrituras Sagradas. Na época de Davi, além dos cinco primeiros livros da Bíblia, havia poucos outros escritos. No entanto, desde os primeiros séculos de nossa era, os cristãos têm acesso à completa revelação da Palavra de Deus. Portanto, já conhecemos tudo aquilo que Deus revelou para Seu povo, sabendo exatamente qual é Sua vontade.

Portanto, se Deus revela Sua grandiosidade e majestade por meio da criação, que Ele mantém com a palavra de Seu poder, Ele também detalha Seu amor e Sua vontade para nossas vidas por meio da Bíblia. Com isso, temos clareza sobre como devemos agir, sobre o que agrada Àquele que nos amou primeiro e como podemos corresponder a esse amor.

Assim, a pergunta que ecoa em nossos corações é: Será que temos tido reverência e temor diante Daquele que criou os céus e a terra, a ponto de buscarmos obedecê-Lo mesmo quando ninguém mais, além d’Ele, está nos observando?

Petição

Senhor Deus, perdoa-me porque muitas vezes não tenho o temor que eu deveria. Ajuda-me a ter consciência de meu pecado e dê-me força para vencê-Lo.

Aplicação

Refletirei mais sobre a grandiosidade de Deus.