Leitura: Salmos 99

Seleção

O Senhor reina! Tremam os povos! Ele está sentado em seu trono acima dos querubins. Trema toda a terra! O Senhor é soberano em Sião, exaltado acima de todos os povos. Seja louvado teu grande e temível nome, pois é santo! Rei poderoso, que ama a justiça, tu estabeleceste a imparcialidade. Agiste com justiça e retidão em Israel. Exaltem o Senhor, nosso Deus; prostrem-se a seus pés, pois ele é santo!

Salmos 99.1-5

Observação

Ao descreverem Deus, os teólogos afirmam que Ele é eterno, soberano, imutável, santo, justo, misericordioso, bondoso, gracioso e cheio de amor, entre outras características. Como Ele é o próprio Deus, é evidente que todos esses atributos estão presentes em sua pessoa de forma plena. Jamais poderíamos dizer que Ele é mais santo do que soberano ou mais eterno do que misericordioso. No entanto, muitas vezes, os cristãos enfatizam alguns de seus atributos em detrimento de outros.

Um exemplo muito comum em nossos dias é evidenciar seu amor e misericórdia em detrimento de sua justiça e santidade. As pessoas se apegam apenas às características de Deus que lhes são convenientes. Com isso, constroem um deus para si que não é o Deus verdadeiro. Mas não há como relacionar-se com Ele simplesmente ignorando algumas partes de seu ser.

Nessa construção de um deus “a gosto do cliente”, era de se esperar que atributos como justiça e santidade fossem deixados de lado. As pessoas costumam focar no amor e na misericórdia de Deus e esquecem que Ele é completamente justo e completamente santo. Na prática, isso significa que Ele não aceita nada menos do que a perfeição. Sendo Ele santo, não há possibilidade de se contaminar com pecadores. Além disso, sendo Ele justo, jamais deixará um pecado impune.

É por isso que o salmista diz coisas como: “tremam os povos”; “seja louvado teu grande e terrível nome”. Nesse Salmo, somos convocados a adorar um Deus que é justo e santo. Por três vezes, o salmista declara que o Senhor é santo. Essas verdades deveriam ser motivo de temor e tremor em nossos corações.

Mas talvez você esteja se perguntando como ficará a sua situação, tendo em vista que Deus não aceita nada menos do que a perfeição e, obviamente, você não é perfeito. De fato, todos somos pecadores. Entretanto, quando aceitamos o convite para sermos seguidores de Jesus, nos apropriamos de sua justiça. Ele nos dá de presente a Sua própria retidão, e, diante do Pai, passamos a ser considerados santos como Jesus é santo.

Esse presente que recebemos de Cristo é uma expressão de sua graça e amor. Portanto, diante dessas profundas verdades, cabe a nós uma resposta de gratidão que se manifesta em uma busca por sermos cada vez mais parecidos com Ele.

Petição

Senhor, obrigado por esse amor. Ajuda-me a me tornar cada dia mais parecido contigo.

Aplicação

Buscarei a santidade todos os dias de minha vida.