Leitura: João 8

Seleção

Quem de vocês estiver sem pecado seja o primeiro a atirar uma pedra nela. 

Jo 8.7b

Observação 

Provavelmente, você conhece a história da mulher que deveria ser apedrejada por ter sido pega em adultério. Segundo a Lei de Moisés, que norteava a antiga aliança, quem fosse pego nessa prática deveria ser morto. No entanto, nos tempos de Jesus, apenas o Império Romano poderia impor sentenças de morte.

O que estava acontecendo aqui era uma tentativa dos líderes judeus de minarem a credibilidade de Jesus. Pois, se Ele concordasse com o assassinato, estaria sendo contra as leis do Império Romano. Por outro lado, se Ele se posicionasse contrário ao apedrejamento, estaria indo contra a Lei de Moisés.

Mas o ponto que desejo destacar é o posicionamento dos religiosos no sentido de cumprirem a Lei de Moisés e estarem dispostos a matarem aquela mulher. Guardadas as devidas proporções, muitos religiosos se comportam da mesma forma em nossos dias (como se vivêssemos na Antiga Aliança). Como fiscais do pecado alheio, buscam oportunidades para condenar pessoas que infringem alguns aspectos da Lei de Moisés.

Talvez você já tenha sido machucado por um desses líderes que, em vez de acolher você e instruir para que certo pecado não continue, apontou o dedo acusador e praticamente o condenou ao inferno. Essa não era a postura de Jesus.

Portanto, se você tem algum pecado recorrente, difícil de vencer, eu lhe recomendo que, primeiramente, o confesse a Deus em oração. Ele é um Deus misericordioso e cheio de graça, que perdoa pecadores arrependidos. Em segundo lugar, procure alguém maduro e em quem confie para abrir o coração. Quando confessamos a alguém, abrimos espaço para a cura daquele pecado e criamos uma relação poderosa de prestação de contas com aquela pessoa.

Nenhum daqueles homens condenou a mulher, pois reconheciam seus próprios pecados. Tampouco Jesus, que é cheio de misericórdia, a condenou. Talvez você pense que a postura de Jesus fomentaria aquela prática pecaminosa. Mas é o contrário disso. Certamente, o amor demonstrado por Ele constrangeria aquela mulher a não praticá-lo mais. É com esse amor que Jesus trata o seu pecado.

Sua última fala é determinante: “vá e não peques mais”. Jesus não concordava com aquela prática, mas tratou a mulher com amor e graça. Dificilmente ela voltaria a cair naquele pecado.

Oração

Senhor Jesus, obrigado pela misericórdia que se renova a cada manhã. Sei que tenho pecados que ainda não venci. Mas também sei do teu amor incondicional para comigo. Obrigado.

Aplicação

Sempre buscarei viver longe do pecado.