Leitura: Salmos 34

Seleção

Provem e vejam que o Senhor é bom! Como é feliz o que nele se refugia! Temam o Senhor, vocês que lhe são fiéis, pois os que o temem terão tudo de que precisam. […] O Senhor ouve os justos quando clamam por socorro; ele os livra de todas as suas angústias. O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e resgata os de espírito oprimido. O justo enfrenta muitas dificuldades, mas o Senhor o livra de todas elas.

Salmos 34.8,9-17-19

Observação

Neste Salmo, Davi exalta o Senhor e expressa sua gratidão pelo Seu cuidado. Em mais uma ocasião, Deus resgata Davi de uma situação crítica na qual se encontrava. Ele, então, escreve sobre quão bom é Deus e o quão felizes são aqueles que nEle buscam refúgio. Descreve também que, apesar das dificuldades, os justos sempre recebem livramento.

Para compreender este Salmo com precisão, é necessário usar as lentes do Evangelho da graça. Caso contrário, poderíamos erroneamente pensar que Deus apenas abençoa pessoas boas e pune pecadores, como uma professora que favorece alunos comportados e pune os indisciplinados. Infelizmente, essa é uma caricatura que muitos fazem de Deus, mas que não reflete a verdade bíblica.

Ao longo deste Salmo, Davi contrasta os justos com aqueles que praticam o mal. No entanto, o cerne disso não é a ideia de desempenho moral. Ninguém pode ser justo diante de Deus apenas com a força do próprio braço. O que nos torna justos é o sangue de Cristo derramado em favor dos pecadores. Portanto, todos aqueles que se arrependem de seus pecados e reconhecem Jesus como seu Salvador e Senhor passam a ser considerados justos e tornam-se parte da família de Deus.

Assim, espera-se que esses vivam uma vida de temor a Deus, ou seja, de obediência. Deus ouve o clamor dos justos não porque são virtuosos, mas porque sobre eles está o sangue de Jesus. E uma de suas características é a obediência. Dessa forma, são esses para quem Deus reserva um olhar especial. São aqueles que jamais serão abalados, pois, mesmo enfrentando dificuldades, o Senhor os livrará de todas elas. São aqueles que Deus liberta das angústias e provê tudo o que é necessário para a vida. São aqueles que experimentam o quanto o Senhor é bom e, por isso, são as pessoas mais felizes da terra.

Se você é um discípulo de Jesus, saiba que, mesmo enfrentando aflições ao longo da vida, Ele nunca o abandonará. Estará sempre ao seu lado, protegendo, orientando e abençoando. Sua responsabilidade, então, é descansar nessa verdade e corresponder a esse amor vivendo uma vida de obediência.

Petição

Senhor Deus, como Tu és bom! Obrigado porque enviaste Teu Filho para morrer em meu lugar! Obrigado porque me consideras justo e cuidas de mim.

Aplicação

Refletirei mais sobre a graça.