Leitura: Tiago 5
Seleção
Irmãos, tomem como exemplo de paciência no sofrimento os profetas que falaram em nome do Senhor. Consideramos felizes aqueles que permanecem firmes em meio à aflição. Vocês ouviram falar de Jó, um homem de muita perseverança. Sabem como, no final, o Senhor foi bondoso com ele, pois o Senhor é cheio de compaixão e misericórdia.
Tiago 5.10,11
Observação
À medida que os anos passam, estamos nos tornando cada vez mais imediatistas. Possivelmente, devido à tecnologia que tem facilitado nossas vidas, estamos ficando mais impacientes. Queremos que a comida fique pronta rapidamente, que a compra feita na internet chegue no dia seguinte, que nossos problemas se resolvam num piscar de olhos.
E, por causa dessa impaciência, não estamos exercitando a perseverança. Diante de pequenas dificuldades, nossa tendência é desistir. Não queremos esperar, não suportamos sofrer. Muito diferente dos profetas do Antigo Testamento, como comenta Tiago. Daniel foi exilado de sua terra, Jeremias foi preso por falar a verdade, Isaías não era ouvido. Estes e mais uma grande nuvem de testemunhas foram pacientes e perseverantes diante das adversidades.
Tiago traz o exemplo de Jó que, pacientemente, enfrentou as maiores provações da vida. Um homem íntegro e justo diante de Deus, perdeu seus filhos, seus bens materiais e sua saúde. Mesmo assim, em nenhum momento Jó blasfemou contra Deus. Ele conhecia o Deus soberano a quem servia. Diante do caos, ainda teve a sabedoria de dizer: “Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei. O Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor!” (Jó 1.21).
Ao final de sua vida, sua perseverança fora coroada com a restauração de tudo. Mas, mais importante que tudo isso, após atravessar todas aquelas tribulações, Jó proferiu uma das palavras mais bonitas de toda a Bíblia: “Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te veem” (Jó 42.5). Aquelas provações proporcionaram a ele um conhecimento muito mais profundo de Deus. Ele pode provar na pele a soberania e a fidelidade do Senhor.
Meu irmão e minha irmã, não haverá perseverança se não houver provações. Por meio delas, se esperarmos pacientemente em Deus, aprenderemos a perseverar e nossa fé será fortalecida. Isso porque quando enfrentamos dificuldades e, em meio ao caos, descansamos em Deus, conseguimos provar de sua fidelidade e amor. Além disso, com o fortalecimento da nossa fé, tornamo-nos aptos para enfrentar outras batalhas da vida.
Então, se você se encontra em meio a tempestades e não vê saída, saiba que Deus está lhe chamando para mais perto. Busque-O com todo seu coração e você encontrará descanso para sua alma. Talvez, Ele não acalme a tempestade no primeiro momento, mas acalmará o seu coração no meio da tempestade. Espere pacientemente no Senhor e, quando menos perceber, terá vencido essa batalha.
Petição
Senhor, ajuda-me a descansar em Ti, em meio às dificuldades da vida.
Aplicação
Exercitarei o descanso em Deus.