Leitura: Tiago 2

Seleção

Tg 2.14De que adianta, meus irmãos, dizerem que têm fé se não a demonstram por meio de suas ações? Acaso esse tipo de fé pode salvar alguém? 15Se um irmão ou uma irmã necessitar de alimento ou de roupa, 16e vocês disserem: “Até logo e tenha um bom dia; aqueça-se e coma bem”, mas não lhe derem alimento nem roupa, em que isso ajuda? 17Como veem, a fé por si mesma, a menos que produza boas obras, está morta. 

Observação

Como você já deve saber, a salvação eterna se dá pela graça, mediante a fé (Ef 2.8). Ou seja, somos salvos de nossos pecados e adentramos ao Reino dos Céus não porque merecemos, mas porque Jesus pagou o preço necessário para nossa redenção. E isso não vem de nós, mas é um dom de Deus; não é por obras para que ninguém se glorie (Ef 2.8,9).

Então, como entender esse trecho da carta de Tiago à luz dessa passagem da carta de Paulo aos Efésios? À primeira vista, parece que se contradizem… mas isso não é verdade. O que Tiago e Paulo, juntos nos contam é que sim, a salvação é um presente de Deus e se dá pela graça, mediante a fé. No entanto, todo aquele que realmente for salvo, necessariamente apresentará boas obras.

A ideia é que fé e obras são dois lados de uma mesma moeda. Não há possibilidade de uma fé real não ser expressa por meio de boas ações. Portanto, todo aquele que diz ter fé em Cristo Jesus e não apresentar obras de amor ao próximo ou está enganado, ou está mentindo. Porque necessariamente, quem diz ter fé em Jesus, viverá uma vida como Seu Mestre viveu; uma vida de serviço ao próximo.

Portanto, avaliar a própria vida no que diz respeito às boas obras trará indícios a respeito de sua fé, ou seja, você conseguirá discernir se sua fé é viva e operante ou trata-se de uma fé morta. Porque aqueles que vivem apenas para satisfazer a si mesmos, ainda que digam crer em Jesus, possivelmente não possuem uma fé salvífica.

Diante disso, convido você a fazer uma leitura honesta da própria vida. Você consegue observar práticas que evidenciam seu amor ao próximo? Ainda que, talvez, não seja um amor tão maduro, você consegue perceber atos de compaixão e serviço? Pois bem, essas boas obras evidenciam que sua fé o salvou. Louvado seja o nosso Deus!

Petição

Senhor, obrigado pelo dom da salvação. Rogo para que as boas obras sejam frutos presentes e abundantes em minha vida. 

Aplicação

Viverei as boas obras que Deus preparou para mim.