Leitura: Tiago 1
Seleção
Meus irmãos, tenham por motivo de grande alegria o fato de passarem por várias provações, sabendo que a provação da fé que vocês têm produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que vocês sejam perfeitos e íntegros, sem que lhes falte nada.
Tiago 1.2-4
Observação
Muitos creem que, ao se tornarem seguidores de Cristo, seus problemas cessarão. No entanto, sabemos que essa não é a realidade, pois o próprio Jesus afirmou que enfrentaríamos aflições neste mundo. Portanto, é inerente à vida humana passar por dificuldades.
Entre as adversidades que enfrentamos, podemos destacar as tentações, a disciplina de Deus, a influência maligna e as provações. As tentações são desejos pecaminosos originados de nossas próprias cobiças, que tendem a nos levar ao pecado. A disciplina de Deus é o meio pelo qual somos corrigidos. A influência maligna consiste, principalmente, em pensamentos e tentações que visam nos desviar do caminho correto. E, por fim, as provações são testes de fé que visam nosso amadurecimento espiritual. Hoje, vamos nos ater apenas a este último.
As provações da vida são desafios que enfrentamos, nos quais nossa fé é posta à prova. Seja uma crise financeira, uma doença na família, um desafio no trabalho ou um conflito com um ente querido. Em circunstâncias como essas, nossa fé é testada porque, ou nos desesperamos, ou confiamos que Deus está no controle de todas as coisas.
Com frequência, as provações evidenciam a imaturidade de nossa fé. Diante dos problemas, ao invés de confiarmos na soberania divina, tendemos a nos preocupar excessivamente e ficar ansiosos. Perdemos a calma, o sono, a paciência e, muitas vezes, a razão. Nessas situações, é importante pausar, refletir e orar, buscando a Deus por maturidade espiritual.
Mas, além de um teste, a provação é um exercício de fé. Cada vez que enfrentamos tais desafios, temos a oportunidade de colocar nossa fé em prática e fortalecê-la. É por isso que Tiago afirma que a provação deve ser motivo de alegria, pois ela resultará em perseverança e maturidade espiritual em nossas vidas.
Diante dessa verdade, quando você se encontrar em provações, antes de se desesperar, pare, reflita e ore. Reconheça a batalha e apresente-a diante de Deus. Aproveite essa oportunidade para aprender a confiar Nele e, assim, desenvolver perseverança e fé.
Petição
Senhor, ajuda-me a lidar com as provações. Dê-me consciência quando elas estiverem à minha porta e ajuda-me a crescer em perseverança.
Aplicação
Refletirei mais sobre as provações.