Leitura: Salmos 91
Seleção
Aquele que habita no abrigo do Altíssimo encontrará descanso à sombra do Todo-poderoso. Isto eu declaro a respeito do Senhor: ele é meu refúgio, meu lugar seguro, ele é meu Deus e nele confio […] Se você se refugiar no Senhor, se fizer do Altíssimo seu abrigo, nenhum mal o atingirá, nenhuma praga se aproximará de sua casa. Pois ele ordenará a seus anjos que o protejam aonde quer que você vá.
Salmos 91.1,2,9-11
Observação
Vivemos em um ritmo acelerado. Os dias passam rapidamente e estamos sempre com pressa. Ficamos impacientes nas filas do supermercado ou no trânsito. Corremos de um lado para o outro, afinal, nos ensinaram que “tempo é dinheiro” e qualquer tempo perdido é dinheiro perdido.
Buscamos um futuro melhor para nós e nossas famílias. Queremos melhorar nosso padrão de vida, viajar, comprar uma casa na praia, trocar de carro e morar em um condomínio. Tudo isso custa caro, por isso, precisamos correr. Acreditamos que não podemos perder tempo.
Esse estilo de vida acelerado tem um alto preço. Níveis elevados de estresse, ansiedade e crises de pânico já são o “novo normal”. Tudo porque acreditamos que “tempo é dinheiro” e “não temos tempo a perder”. Mas, como vimos no Salmo 90, não é esse tipo de tempo que devemos buscar.
A sociedade nos pressiona e nós mesmos nos pressionamos. Vivemos como em uma panela de pressão, guiados por um instinto de auto-preservação. Parece que não sobreviveremos se não seguirmos a cartilha deste mundo. Ledo engano.
O que o salmista nos ensina no Salmo 91 é justamente o oposto. Somente quando nos refugiamos no Senhor encontramos descanso para nossa alma. Nele, encontramos um lugar seguro, um abrigo contra todo mal.
Devido ao nosso senso de auto-preservação, somado às pressões da sociedade, corremos com a pressa de um menino que não quer perder 1 minuto sequer do futebol com os amigos. Em sua cabeça, o melhor lugar para estar é naquela quadrinha, porque lá, onde a adrenalina corre em suas veias é que ele se sente vivo. E é justamente esse nosso sentimento. Quando estamos mergulhados nas disputas da vida é que nos sentimos vivos.
No entanto, o convite do salmista é justamente o contrário. Nos sentimos vivos quando descansamos nEle. Somos preservados quando encontramos em Deus o nosso refúgio. Experimentamos a verdadeira vida quando desaceleramos. Portanto, experimente desacelerar.
Petição
Senhor, ajuda-me a não me deixar levar pelas pressões do mundo. Ajuda-me a desacelerar.
Aplicação
Exercitarei o descanso em Deus.