Leitura: Salmos 42

Seleção

Como a corça anseia pelas correntes de água, assim minha alma anseia por ti, ó Deus. Tenho sede de Deus, do Deus vivo; quando poderei estar na presença dele? […] Por que você está tão abatida, ó minha alma? Por que está tão triste? Espere em Deus! Ainda voltarei a louvá-lo, meu Salvador e meu Deus!

Salmos 42.1-2,5-6a

Observação 

Por algum motivo, Davi estava isolado e impossibilitado de cultuar a Deus junto ao povo e, por causa disso, sofria. Na Antiga Aliança, Deus se manifestava em um lugar específico do Tabernáculo (no tempo de Davi) e do Templo (no tempo de Salomão em diante). Não poder estar na presença de Deus era algo que angustiava a alma de Davi. Sentia-se triste e abatido e ansiava pelo dia em que poderia, novamente, estar na presença de Deus.

Hoje, na Nova Aliança, temos o privilégio de adentrar à presença de Deus em qualquer lugar ou momento. Isso acontece porque Jesus pavimentou esse caminho com seu próprio sangue. O véu do santuário que separava o lugar onde Deus se manifestava dos demais lugares foi rasgado de cima a baixo e, por isso, podemos adentrar com confiança ao trono da graça.

Então, a pergunta que não quer calar é: por que a maioria daqueles que se dizem cristãos negligenciam esse privilégio? Era tudo o que o rei Davi desejava, no entanto, não podia. Nós podemos nos achegar a Deus a todo instante, podemos orar incessantemente, mas não usufruímos desse privilégio. Por quê? Creio que um dos motivos seja o fato de que temos nos acostumado com as recompensas rápidas que os prazeres momentâneos oferecem. Seja um vídeo na internet ou uma conversa rápida no WhatsApp, nossos cérebros estão condicionados a experimentar prazeres instantâneos. Estamos viciados nisso. Por causa disso, não conseguimos acessar prazeres mais profundos e intensos que demandam tempo, disciplina e consistência, como é o caso da oração.

Orar implica em silenciar a mente. Significa se abster de prazeres momentâneos para, de forma disciplinada, mergulhar em um relacionamento profundo e intenso com Deus. O prazer que esse tipo de prática gera não é instantâneo; ele exige foco e disciplina. O silêncio, a solitude, a reflexão e a contemplação exigem um esforço que as mídias sociais não exigem. Porque, assim como a água percorre o caminho mais fácil, da mesma forma nosso cérebro funciona. Não precisamos de disciplina para navegar na internet; é algo que flui naturalmente, porque nos traz recompensas instantâneas, ainda que superficiais.

Se você não tem a prática da oração que envolve investir um tempo no silêncio, solitude, contemplação e reflexão, você não tem usufruído dos maiores prazeres que a vida oferece. Era tudo que Davi desejava. É tudo o que verdadeiramente nossa alma anseia, mas não tem paciência para alcançar. Portanto, exercite! Experimente!

Petição

Senhor Deus, ajuda-me a não me apegar aos prazeres que me trazem recompensas rápidas. Que minha alma anseie por Ti e nada mais.

Aplicação

Continuarei exercitando a solitude e a contemplação.