Leitura: Salmos 57

Seleção

Meu coração está firme em ti, ó Deus, meu coração está firme; por isso canto louvores a ti! Desperte, minha alma! Despertem, lira e harpa! Quero acordar o amanhecer com a minha canção. Eu te darei graças, Senhor, no meio dos povos; cantarei louvores a ti entre as nações. Pois o teu amor se eleva até os céus; a tua fidelidade alcança as nuvens. Sê exaltado, ó Deus, acima dos mais altos céus; que a tua glória brilhe sobre toda a terra!

Salmos 57.7-11

Observação

Novamente, Davi expõe seu coração a Deus em meio a uma perseguição. Na primeira parte do Salmo, ele relata os perigos que o rodeavam e suplica pelo socorro de Deus. Agora, segundo os versos destacados, ele glorifica a Deus por seu amor e fidelidade, cantando louvores de gratidão.

Este Salmo é um convite à auto-reflexão. Você é realmente grato por tudo que Deus fez e faz por você? Observe suas orações. Elas contêm muito mais pedidos e súplicas ou louvor e gratidão? Não há nada errado em fazer pedidos a Deus, no entanto, muitas vezes esquecemos de olhar para tudo que Ele já tem feito e, por isso, esquecemos de agradecê-Lo e exaltá-Lo.

Como não sermos gratos pelo “pão nosso de cada dia”? A provisão de nossas mesas vem do Senhor. Ainda que trabalhemos, é Ele quem nos sustenta. E o que dizer de nossas roupas, da casa em que moramos e dos meios de transporte que Ele nos proporciona? O fato é que muitos de nós possuem um conforto muito além do necessário. Como não sermos gratos a Deus por essas bênçãos?

E não é somente isso. As bênçãos materiais são importantes, no entanto, as verdadeiras bênçãos são espirituais. Em sua carta aos Efésios, no capítulo 1, o apóstolo Paulo agradece a Deus por essas bênçãos espirituais concedidas aos cristãos daquela igreja. E, de fato, podemos extrapolar aquelas bênçãos a nós.

Ele aponta para o fato de que, antes da fundação do mundo, Deus já nos havia escolhido e predestinado para sermos adotados como seus filhos. Também diz que Jesus nos redimiu e perdoou os nossos pecados. E, além disso, fala sobre o selo do Espírito Santo que recebemos, o qual é a garantia de que, no dia do Julgamento Final, seremos resgatados para vivermos a eternidade ao lado do Pai.

Você percebe o quanto é abençoado? Apesar de nossos pecados, Deus é cheio de misericórdia, graça e amor. Ele nos deu vida quando estávamos mortos em delitos e pecados. Não merecíamos nenhuma dessas bênçãos, no entanto, Ele decidiu nos amar, desde antes da fundação do mundo, com um amor incondicional. Agora, nos resta adorarmos seu santo nome, cantarmos louvores ao nosso Deus e espalharmos as Boas Novas até que Ele volte.

Petição

Senhor, abrigado por esse amor. Quero adorar teu nome por toda minha vida.

Aplicação

Exercitarei a gratidão e o louvor a Deus.