Leitura: Salmos 55

Seleção

Ouve minha oração, ó Deus! Não ignores meu clamor por socorro! Ouve-me e responde-me, pois estou sobrecarregado e confuso. Meus inimigos gritam contra mim e fazem ameaças perversas. Sobre mim trazem desgraças e me perseguem furiosamente. Dentro do peito, meu coração acelera; o terror da morte se apodera de mim. Sou tomado de medo e pânico, e não consigo parar de tremer. Quem dera eu tivesse asas como a pomba; voaria para longe e encontraria descanso. Sim, fugiria para bem longe, para o sossego do deserto.

Salmos 55.1-7

Observação

No Salmo em questão, Davi clama a Deus por socorro. Sentindo-se sobrecarregado e confuso, não apenas devido à perseguição de seus inimigos, mas também por causa das palavras de insulto proferidas por um amigo muito próximo, Davi expressa a Deus o desejo de fugir para longe daquele lugar de medo e angústia.

Quem nunca desejou escapar da realidade em que se encontra? À medida que os problemas se acumulam, é natural que os níveis de estresse em nossas vidas aumentem. Muitas vezes, nos vemos no meio de inúmeras tempestades que ameaçam nos afundar, enfrentando dificuldades em diversas áreas ao mesmo tempo, o que nos faz ansiar por uma fuga dessa realidade. Mudar de emprego, relocar-se para outra cidade ou até mesmo viver em outro país. Abandonar a carreira, terminar um relacionamento ou encontrar uma nova igreja. Essas são algumas das ideias que passam pela mente de muitos que lidam com altos níveis de estresse. O desejo de mudar está frequentemente ligado à esperança de que, com a mudança, os problemas desaparecerão.

Entretanto, essa não costuma ser a realidade. A dívida persistirá, os desafios conjugais simplesmente se manifestarão de outra forma, as frustrações em relação à igreja podem ressurgir em um novo contexto e as adversidades continuarão, independentemente do local. Claro que nem todas as mudanças representam uma fuga. Mas, antes de tomar qualquer decisão, é essencial orar e refletir. Seu desejo de mudança é uma tentativa de escapar da realidade? Esteja ciente de que os problemas podem persistir, independentemente de onde você esteja.

Diante de situações como essa, em que o estresse é intenso e o desejo de escapar é constante, siga o conselho de Davi no versículo 22: Entregue suas aflições ao Senhor, e ele cuidará de você; jamais permitirá que o justo tropece e caia”.

Lembre-se de que temos um Deus que nos ama profundamente. Assim como um pai amoroso não permitiria que seu filho tropeçasse e caísse, nosso Deus, que nos ama sacrificialmente, é soberano sobre os céus e a terra e tem poder para nos livrar do mal. Portanto, diante do caos aparente, pare, reflita e entregue suas preocupações ao Senhor.

Petição

Senhor, entrego minhas aflições a Ti. Ajuda-me a descansar em teu cuidado.

Aplicação

Exercitarei a confiança em Deus.