Leitura: Salmos 49

Seleção

Sl 49.5Por que terei medo quando vierem as dificuldades, quando inimigos perversos me cercarem? 6Eles confiam em seus bens e contam vantagem de suas grandes riquezas. 7Mas não são capazes de se redimir da morte e pagar um resgate a Deus […] 10Os sábios, no fim, morrerão, como os tolos e os ignorantes, que deixam toda a sua riqueza para trás […] 15Quanto a mim, Deus resgatará minha vida e me livrará do poder da sepultura. 

Salmos 49.5-7,10,15

Observação

Onde você deposita sua confiança? O que lhe traz segurança? Muitos confiam em suas riquezas, acreditando que o dinheiro os mantém seguros, saudáveis e felizes. Outros confiam em sua sabedoria, crendo que sua capacidade intelectual garantirá seu presente e seu futuro.

No entanto, o salmista destaca que tanto os ricos quanto os sábios um dia morrerão e deixarão tudo para trás. Nem seu dinheiro, nem sua inteligência os acompanharão para além do túmulo. Por outro lado, segundo o salmista, aqueles que confiam exclusivamente em Deus serão resgatados da sepultura.

O autor deste Salmo aponta para o que realmente importa nesta vida: a eternidade. Infelizmente, temos dificuldade em enxergar além do presente. Nossos olhos estão fixos nas coisas visíveis, nosso coração está apegado a prazeres momentâneos e nossa confiança está depositada no que é tangível. Por causa disso, gradativamente, negligenciamos as coisas espirituais. Pouco a pouco, deixamos de orar, de ler a Bíblia, de ter comunhão com os irmãos da igreja local e de participar dos cultos. E, ao não alimentarmos nosso espírito, perdemos a sensibilidade para as coisas eternas.

Porém, Jesus ressuscitou dentre os mortos! E quando Ele retornar para buscar sua igreja, aqueles que verdadeiramente confiaram nEle ao longo de suas vidas também ressuscitarão para a vida eterna. Por outro lado, aqueles que confiaram em suas riquezas ou em sua própria sabedoria perecerão no lago de fogo e enxofre.

Nós, cristãos, devemos viver esta vida com os olhos fixos na eternidade. Nosso maior anseio deve ser estar com Jesus face a face. O apóstolo João, enquanto estava preso na ilha de Patmos, teve uma visão do que será esse grande dia. Nessa visão, ele ouviu uma voz poderosa do trono que declarou: “Vejam, o tabernáculo de Deus está no meio do seu povo! Deus habitará com eles, e eles serão seu povo. O próprio Deus estará com eles. Ele enxugará dos olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. Todas essas coisas passaram para sempre” (Ap 20.3-5). Que tal vivermos hoje com os olhos voltados para a vida eterna?

Petição

Senhor, ajuda-me a ansiar com expectativa por esse grane e glorioso dia. Ajuda-me a confiar somente em Ti.

Aplicação

Refletirei mais sobre a vida eterna.