Leitura: Salmos 48

Seleção

Grande é o Senhor e muito digno de louvor, na cidade de nosso Deus, em seu santo monte […] Ó Deus, em teu amor meditamos enquanto adoramos em teu templo.

Salmos 48.1,9

Observação

Neste Salmo, o autor destaca o cuidado de Deus ao proteger a cidade de Jerusalém e demais cidades de Judá contra ataques inimigos. Esse cuidado era uma expressão do amor de Deus por seu povo na Antiga Aliança.

Nos dias atuais, Deus continua a demonstrar seu amor e cuidado por seu povo. Se, anteriormente, seu povo era constituído pelos hebreus, agora, na Nova Aliança, seu povo é formado por pessoas de diversas etnias que compõem uma unidade chamada Igreja.

Você já parou para pensar no tamanho do amor que Deus tem para com seu povo? No passado, éramos pecadores, estávamos distantes de Deus e, por consequência, éramos considerados seus inimigos. Sobre nós, pairava a ameaça da ira santa e justa de Deus, como consequência de nossas transgressões. De fato, todos nós violamos a Lei de Deus e, portanto, éramos merecedores da condenação eterna.

No entanto, Deus, em sua abundante misericórdia e graça, enviou seu próprio Filho para suportar a punição em nosso lugar. Assim, fomos considerados justos diante do Pai e adotados em sua família. Por causa disso, agora, não há mais condenação para aqueles que se rendem a Jesus como seu Salvador e Senhor de suas vidas.

Você consegue compreender a magnitude desse amor? É algo tão profundo que precisamos, como o salmista, meditar sobre esse assunto. Não devemos apenas ouvir essas verdades como meras narrativas; é necessário refletir sobre tudo isso, para que possamos internalizar o quanto somos amados por Deus.

Talvez você já tenha ouvido essa história, conhecida como Evangelho, várias vezes. No entanto, é possível que nunca tenha dedicado tempo suficiente para ponderar e meditar sobre a profundidade desse amor. Experimente reservar alguns minutos diários em silêncio, apenas refletindo sobre o quanto você é amado por Deus. Qual pai sacrificaria seu próprio filho em favor de seu ofensor? Foi precisamente isso que Deus Pai fez por você. Medite nisso!

Petição

Senhor Deus, ajuda-me a entender a profundidade do seu amor por mim. Quero viver uma vida que corresponda esse amor à altura.

Aplicação

Refletirei mais sobre o amor de Deus.