Leitura: Salmos 46

Seleção

Deus é nosso refúgio e nossa força, sempre pronto a nos socorrer em tempos de aflição. […] As nações estão em confusão, e seus reinos desmoronam. A voz de Deus troveja, e a terra se dissolve. O Senhor dos Exércitos está entre nós; o Deus de Jacó é nossa fortaleza. […] “Aquietem-se e saibam que eu sou Deus! Serei honrado entre todas as nações; serei honrado no mundo inteiro.” O Senhor dos Exércitos está entre nós; o Deus de Jacó é nossa fortaleza.

Salmos 46.1,6,7,10,11

Observação

Medo. Uma emoção primordial e universal que surge como resposta a uma ameaça, real ou imaginária, em relação a algo que é considerado prejudicial para a integridade física, psicológica ou emocional. Trata-se de uma emoção fundamental para a sobrevivência da humanidade.

Em um mundo de instabilidades e incertezas, o medo muitas vezes se torna uma emoção que constantemente nos permeia. Medo de perder o emprego, de não conseguir pagar as contas, de sofrer um acidente, de a empresa quebrar ou mesmo de um familiar ficar doente. O fato é que essa emoção sempre vem à tona; ora mais intensamente, ora menos.

No trecho lido, possivelmente os hebreus estavam sob ameaça de um povo inimigo. Diante do medo que o povo estava sentindo, o Salmista lembra que Deus era seu refúgio e sua força. Por mais que se levantassem nações contra eles, Deus estaria sempre pronto a socorrê-los nos tempos de aflição. Ele é descrito como o Senhor dos Exércitos, o grande comandante das batalhas de seu povo que estava entre eles, por isso, não precisariam temer qualquer ameaça.

Esse mesmo Deus que protegia o povo judeu na Antiga Aliança é o mesmo Deus que protege a sua Igreja nos tempos da Nova Aliança. Ele é o Senhor dos Exércitos que vive entre nós e nos protege de todo mal.

Diante dessa suprema e gloriosa verdade, ainda que o medo chegue aos nossos corações, devemos parar, respirar e refletir. Ele está entre nós e tem cuidado de cada detalhe de nossas vidas. Como um pai que ama profundamente seus filhos, assim nosso Deus nos trata. Qual pai deixaria seus filhos sofrerem aflições e perigos estando em suas mãos a capacidade de impedir o mal? Esse é o nosso Deus! Não apenas nos ama, mas também tem todo o poder de nos proteger das diferentes ameaças. Afinal de contas, Ele é o Senhor dos Exércitos.

Se você está aflito e com medo, lembre-se do que o próprio Deus disse por meio do salmista: “Aquietem-se e saibam que eu sou Deus! Serei honrado entre todas as nações; serei honrado no mundo inteiro” (v. 10).

Petição

Senhor Deus, obrigado por ser meu socorro, refúgio e fortaleza. Ajuda-me a descansar nessa verdade.

Aplicação

Refletirei mais sobre o cuidado de Deus.