Leitura: Salmos 83

Seleção

Sl 83.1Ó Deus, não fiques em silêncio! Não feches os ouvidos e não permaneças calado, ó Deus! 2Não ouves o tumulto de teus adversários? Não vês que teus inimigos te desafiam? 3Tramam com astúcia contra o teu povo; conspiram contra os teus protegidos. […] 18Então aprenderão que somente tu és chamado Senhor, somente tu és o Altíssimo, supremo sobre toda a terra.

Salmos 83.1-3, 18

Observação

O salmista fala de uma coalizão de exércitos estrangeiros que se uniram para destruir o Reino de Judá. Ele escreve: 4…‘Venham, exterminemos a nação de Israel, para que ninguém se lembre de sua existência’. 5Sim, em unanimidade decidiram; fizeram um tratado e aliaram-se contra ti 6os edomitas e os ismaelitas, os moabitas e os hagarenos, 7os gebalitas, os amonitas e os amalequitas, os povos da Filístia e de Tiro. 8A eles também se uniram os assírios e se aliaram aos descendentes de Ló.” 

Diversos foram os inimigos do povo de Deus na Antiga Aliança, e isso não é diferente nos nossos dias. Agora, na Nova Aliança, a igreja de Jesus continua sendo perseguida, e muitos cristãos são mortos ao redor do mundo simplesmente por professarem sua fé.

Essa perseguição escancarada em alguns países do mundo não é a mesma no Brasil, obviamente. No entanto, claramente vemos uma perseguição, ainda que velada, em nosso país. Gradativamente, princípios caros ao cristianismo têm sido atacados, e aqueles que professam a fé em Jesus são ridicularizados e taxados de extremistas.

Ideias como a legalização do aborto, a descriminalização do uso de drogas e a sexualização infantil são afrontas radicais e diretas contra o povo de Deus. Portanto, se em alguns lugares a perseguição é física, no Brasil ela é ideológica.

Como proceder diante desses ataques ideológicos? Precisamos considerar, primeiramente, que nosso inimigo é espiritual, conforme o apóstolo Paulo fala aos Efésios: “Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais” (Ef 6.12). Sendo assim, nossa primeira e mais poderosa arma nessa batalha é a oração.

Portanto, assim como o salmista fez, precisamos suplicar a Deus para que Ele intervenha e faça com que Seus inimigos se prostrem aos Seus pés. Para que, por meio de Seu poder, reconheçam que somente Ele é o Senhor Altíssimo e supremo sobre toda a terra.

Petição

Senhor, olha para os ataques que tua igreja tem sofrido. Intervém e faça com que se rendam aos seus pés.

Aplicação

Orarei mais para que Deus toque no coração daqueles que se levantam contra Ele.