Leitura: Salmos 17

Seleção

Tu puseste à prova meus pensamentos; durante a noite, examinaste meu coração. Tu me sondaste e não encontraste nenhum mal; estou decidido a não pecar com minhas palavras.  Quanto ao modo de agir, segui teus mandamentos, que me guardam de imitar as ações de pessoas cruéis. Meus passos permaneceram em teu caminho, meus pés não se desviaram dele.

Salmos 17.3-5

Observação 

Neste Salmo, Davi clama fervorosamente pela proteção divina contra seus inimigos. Ele se apresenta diante de Deus como alguém que, embora não seja perfeito, teme a Deus e procura viver segundo Seus mandamentos.

À medida que exploramos os Salmos e toda a Bíblia, uma verdade inegável se revela: somos profundamente amados por Deus. Esse amor é incondicional, ou seja, ele transcende nossa performance moral ou espiritual. Além disso, é um amor que se expressa de maneira sacrificial, pois Deus Pai enviou Seu próprio Filho, Jesus, para ser sacrificado em nosso lugar, carregando o peso de nossos pecados.

Diante dessas verdades profundas e imutáveis, chegamos à conclusão de que não precisamos nos esforçar para conquistar o amor de Deus, porque se trata de um amor que sequer merecemos. A pergunta que nos vêm à mente é: “Se Deus me ama independentemente do que faço, posso viver como bem entender?”.

Nas curtas palavras dessa oração de Davi, vemos que não é bem assim. Por tudo que Deus fez e continua fazendo em nosso favor, devemos responder com uma gratidão genuína. E  a verdadeira gratidão não se limita a palavras, mas se manifesta em ações. Por isso, a melhor maneira de expressarmos nossa gratidão ao que Deus fez e continua fazendo é viver de modo a agradá-Lo, o que envolve a obediência aos Seus mandamentos.

Assim, como seguidores de Jesus, somos chamados a imitá-Lo em todas as áreas de nossa vida. A cada ação, pensamento ou palavra, devemos nos perguntar: “Como Jesus se comportaria?”. Essa busca constante pela semelhança com Cristo abrange nossas tanto nossas ações, quanto pensamentos, palavras e até mesmo nossas omissões.

Portanto, buscar uma vida que agrade a Deus, caminhando em sincera obediência como resposta à Sua graça, é a maneira pela qual expressamos nossa resposta àquele que nos amou primeiro. É viver de maneira que reflita o amor que recebemos e o desejo de agradar Aquele que se entregou por nós.

Petição

Senhor Deus, sei que sou falho e, por isso, peço perdão pelos meus pecados. Mas sou tão grato pelo teu amor por mim que desejo fazer aquilo que Te agrade. Por isso, ajuda-me a viver uma vida de obediência aos Teus mandamentos. Ajuda-me a ser mais parecido com Jesus.

Aplicação

Continuarei a buscar obediência todos os meus dias.