Leitura: 1Coríntios 11

Seleção

Sejam meus imitadores, como eu sou imitador de Cristo. 

1Coríntios 11.1

Observação

Na Bíblia, há diversos versículos que nos instruem a sermos imitadores de Jesus ou mesmo de Deus. Obviamente, existem características divinas que não podemos reproduzir. Não podemos imitar Sua onipresença, onisciência ou onipotência. Nunca seremos soberanos, tampouco imutáveis, e não temos a capacidade de redimir pecadores. Esses são os atributos incomunicáveis de Deus.

No entanto, existem atributos chamados de comunicáveis. Essas características divinas podem ser reproduzidas por nós, meros mortais. Atributos como bondade, santidade, justiça, misericórdia e graça são exemplos disso. Portanto, a orientação de Paulo para os Coríntios (e para nós) é que fossem seus imitadores, assim como ele era imitador de Cristo. Ou seja, que colocassem em prática essas características de Jesus em suas vidas cotidianas.

Segundo alguns estudiosos, este versículo selecionado se encaixaria melhor no final do capítulo anterior, quando Paulo fala sobre o cuidado que deveriam ter para que sua liberdade não ferisse a consciência de cristãos imaturos. Isso significa que, por amor, os cristãos mais maduros deveriam abrir mão de sua liberdade para que outros não pecassem.

Isso significa imitar o amor que Jesus tem por nós. O apóstolo Pedro, em sua carta, disse: “Porque Deus os chamou para fazerem o bem, mesmo que isso resulte em sofrimento, pois Cristo sofreu por vocês. Ele é seu exemplo; sigam seus passos.” (1Pe 2.21). Jesus sofreu afim de que fôssemos agraciados. Isso é amor de verdade: sofrer o dano para que outro seja beneficiado.

Então, pare e pense: você tem sido um imitador de Jesus? Você procura amar ao próximo como Ele ama você? Imagine a seguinte situação: você vive em uma nação monárquica e o rei manda lhe chamar. Ele diz que você tem direito a três pedidos. Algum desses pedidos contemplaria a necessidade de outra pessoa que não fosse você ou sua família?

Pois é… acho que temos uma longa jornada pela frente. Temos muito a aprender sobre o verdadeiro amor. Que o Senhor nos ajude.

Petição

Senhor, ajuda-me a amar o próximo como Tu me amas. Ajuda-me a tirar os olhos de mim mesmo e a me compadecer daquele que sofre. Ajuda-me a ser Teu imitador.

Aplicação

Exercitarei o amor ao próximo.