Leitura: Gálatas 1 

Seleção

Acaso estou tentando conquistar a aprovação das pessoas? Ou será que procuro a aprovação de Deus? Se meu objetivo fosse agradar as pessoas, não seria servo de Cristo.

Gálatas 1.10

Observação

O apóstolo Paulo havia evangelizado a região da Galácia anos antes, e aquele povo recebeu as Boas Novas de Jesus Cristo com grande alegria. Contudo, após a partida de Paulo, mestres judaizantes difundiram ideias contrárias ao ensinamento do apóstolo, questionando até mesmo sua autoridade apostólica. Alegavam que ele havia alterado a mensagem original para agradar os ouvintes. Em resposta a isso, Paulo escreve a carta aos gálatas para esclarecer os fatos. No verso destacado, Paulo enfatiza claramente que seu objetivo não era agradar pessoas, mas sim agradar a Deus. Ele afirma que, se seu propósito fosse bajular as pessoas, jamais seria servo de Cristo. E aqui, encontramos um ensinamento valioso: não precisamos viver uma vida que busca a aprovação das pessoas.

Muitos cristãos vivem como escravos da aprovação alheia, sentindo a necessidade extrema de serem bem quistos e admirados por todos. E, para alcançar esse objetivo, acabam direcionando sua vida para agradar aos outros em detrimento da obediência a Deus. Essas pessoas, embora se mostrem agradáveis aos demais, muitas vezes são implacáveis consigo mesmas. Buscam incessantemente a atenção, a aceitação e o amor daqueles ao seu redor.

Entretanto, o apóstolo Paulo nos oferece uma importante lição. Em meio à confusão doutrinária, ele deixa claro que seu objetivo não era obter a aprovação daquele povo, mas sim viver uma vida de obediência a Deus, mesmo que isso resultasse na desaprovação das pessoas. Obviamente, isso não implica em maltratar ou ignorar o próximo, mas sim em não depender da aprovação alheia para encontrar a felicidade.

Nossa felicidade não deve depender do que os outros pensam de nós, mas sim da perspectiva que Deus tem sobre nós. Por meio da obra de Jesus, Deus Pai nos vê como seus filhos amados. Essa é a nossa nova identidade: filhos amados de Deus! Portanto, não precisamos buscar incessantemente a atenção daqueles que estão ao nosso redor, nem nos humilhar em busca de aceitação. Jesus já pagou o preço para que fôssemos aceitos pelo Pai. Éramos pecadores e estávamos afastados de Deus, mas a obra de Jesus nos reconciliou com Deus. Não dependemos da aprovação das pessoas, pois o Pai já nos aprovou!

Diante dessa gloriosa verdade, pense se suas ações refletem um desejo de agradar as pessoas simplesmente porque deseja ser aceito e amado. Lembre-se de que você já é um filho amado e aceito por Deus, e seu papel é deixar com que esse amor transborde e alcance aqueles ao seu redor. Não se esqueça de que Ele ama você, e esse amor basta!

Petição

Senhor Deus, obrigado por esse amor. Ajuda-me, cada vez mais, a me conscientizar desse amor e a viver uma vida que expressa uma genuína gratidão a Ti.

Aplicação

Refletirei mais sobre o amor que Deus tem por mim.