Leitura: Salmos 129

Seleção

Desde minha juventude, meus inimigos me perseguem, mas nunca me derrotaram. Minhas costas estão cobertas de feridas, como os longos sulcos feitos pelo arado na terra. O Senhor, porém, é justo; ele me livrou das cordas dos perversos.

Salmos 129.2-4

Observação

Todos que se dispõem a seguir Jesus e servir ao Reino de Deus, em algum momento de suas vidas, enfrentarão perseguições. O apóstolo Paulo deixou isso claro a Timóteo quando disse: “…todos que desejam ter uma vida de devoção em Cristo Jesus sofrerão perseguições.” (2Tm 3.12). Jesus também nos alertou que o mundo nos odiaria causa dEle (Mt 10.22). Portanto, se você é um verdadeiro cristão, em algum momento da sua vida, pessoas ao seu redor tentarão lhe fazer algum mal. Isso pode vir na forma de fofoca, injúria, armadilha ou qualquer outra tentativa de desestabilizar sua fé.

No Salmo 129, o salmista declara que, desde a juventude, seus inimigos o perseguiam, mas nunca conseguiram derrotá-lo. Isso ocorre porque o Senhor, sendo justo e bom, o livrou de todas as armadilhas.

Quando enfrentamos algum tipo de perseguição, jamais devemos esquecer o que Paulo ensinou aos Efésios. Ele nos lembrou que nossas lutas não são contra pessoas, mas contra poderes celestiais malignos que se levantam para nos afligir (Ef 6.12). Assim, quando alguém nos prejudica, na verdade, estão sendo usados como instrumentos desses poderes malignos.

Diante dessa realidade, como devemos nos posicionar? Qual deve ser nossa reação àqueles que nos fazem mal? Nosso maior exemplo é Jesus. Ele foi humilhado, perseguido e crucificado, mas, enfrentando o mal, venceu-o na cruz do Calvário. Jesus compreendia que tudo fazia parte de um plano maior para salvar a humanidade. 

Ele também nos ensinou a amar nossos inimigos e orar por aqueles que nos perseguem (Mt 5.44). Isso porque essas pessoas estão sob a influência do maligno e precisam se arrepender de seus pecados e se voltar para Jesus.

Devemos nos lembrar que a maneira como respondemos à perseguição e à injustiça serve como um poderoso testemunho do Evangelho. Em vez de buscar vingança, devemos confiar em Deus e demonstrar o amor de Cristo, até mesmo a nossos inimigos. Isso não significa ser passivo diante do mal, mas agir de uma forma que reflita a justiça e a misericórdia de Deus, oferecendo ao mundo uma visão do Reino de Deus, onde graça e verdade se encontram. Assim, somos encorajados a perseverar na fé, confiar na justiça de Deus e amar nossos inimigos, sabendo que, em Cristo, somos chamados a refletir o amor redentor de Deus, mesmo nas situações mais difíceis.

Petição

Senhor, ajuda-me a perseverar diante da perseguição. Ajuda-me a amar quem me odeia.

Aplicação

Exercitarei o amor por aqueles que me perseguem.