Leitura: Salmos 74

Seleção

Ó Deus, por que nos rejeitaste por tanto tempo? Por que é tão intensa tua ira contra as ovelhas de teu pasto? Lembra-te de que somos o povo que adquiriste muito tempo atrás, a tribo que resgataste como tua propriedade; lembra-te ainda do monte Sião, a tua habitação. Caminha pelas ruínas assustadoras da cidade; vê como o inimigo destruiu teu santuário.

Salmos 74.1-3

Observação

Os Babilônios haviam invadido Jerusalém. O Templo estava destruído, casas foram derrubadas, e parte da população foi levada como escrava. A devastação era desoladora e a angústia dos que ficaram era sufocante. Os inimigos do povo de Deus destruíram tudo. A cidade, que era motivo de orgulho por sua segurança, estava dizimada.

Diante dessa calamidade, o salmista clama a Deus por socorro. Ele sente que Deus os rejeitou e, por isso, implora que o Senhor atente para o caos que estavam vivenciando. Os inimigos de Deus pareciam estar vencendo a guerra.

Ele expressa sua dor dizendo: 9Já não vemos teus sinais; não há mais profetas, e ninguém sabe quando isso acabará. 10Até quando, ó Deus, permitirás que nossos inimigos te insultem? Acaso deixarás que blasfemem teu nome para sempre? 11Por que reténs tua forte mão direita? Estende-a com poder e destrói-os!”. Para ele, Deus parecia inerte diante daquela situação caótica.

No entanto, o salmista talvez não percebesse que tudo aquilo fazia parte dos planos de Deus. A causa do sofrimento do povo era a disciplina do Senhor. Deus havia usado seus profetas para alertar contra a pecaminosidade do povo, mas nada havia mudado. Idolatria, desobediência, profanação do sábado e injustiça social eram alguns dos pecados dos habitantes do Reino de Judá.

Nabucodonosor, rei da Babilônia, é inclusive chamado de servo de Deus (Jeremias 27:6). Não por ser piedoso, mas porque cumpriria os propósitos do Senhor sendo um instrumento de disciplina para com seu povo.

Talvez você esteja vivendo um caos em sua vida e não tenha percebido que se trata da disciplina de Deus. É possível que inúmeras aflições estejam chegando ao seu lar e a sua impressão é de que Deus não está vendo. Meu convite é para que, em oração, peça para que Ele lhe mostre se há caminhos tortuosos que precisam ser endireitados. E, se você está vivendo essa disciplina, não se apavore. Isso deve ser um motivo de gratidão porque “…o Senhor disciplina quem ele ama e castiga todo aquele que aceita como filho” (Hebreus 12:6). Você é um filho amado de Deus e Ele está usando essas situações difíceis para endireitar os seus caminhos.

Petição

Senhor, esquadrinha meu coração e vê se há algum caminho mau. Ajuda-me a discernir, a me arrepender e a mudar minha rota.

Aplicação

Refletirei sobre minha conduta.