Leitura: Salmos 142

Seleção

Clamo em alta voz ao Senhor; suplico pela misericórdia do Senhor. Derramo diante dele minhas queixas e lhe apresento minhas angústias. Quando estou abatido, somente tu sabes o caminho que devo seguir. Aonde quer que eu vá, prepararam armadilhas contra mim. Procuro alguém que venha me ajudar, mas ninguém sequer lembra que eu existo. Não tenho onde me abrigar, ninguém se importa com o que acontece comigo. Então clamo a ti, Senhor, e digo: “Tu és meu refúgio, és tudo que desejo na vida.

Salmos 142.1-5

Observação 

A solidão é uma realidade que muitos enfrentam em algum momento da vida. Há momentos em que parece que não temos a quem recorrer, que ninguém ao nosso redor compreende o que estamos passando. Nessas horas, o sentimento de abandono pode ser avassalador, levando-nos a questionar até onde suportaremos. O Salmo 142 nos apresenta uma cena semelhante: o salmista, em um momento de profunda angústia, sente-se cercado pelo isolamento, buscando alívio para sua aflição no Senhor.

No início do Salmo, o salmista derrama sua angústia diante de Deus. Ele não reprime seu sofrimento, mas verbaliza sua dor, sabendo que o Senhor o ouve. Isso nos ensina que, mesmo quando nos sentimos sozinhos, Deus está presente e atento ao nosso clamor. A oração, então, torna-se um meio pelo qual confessamos nossas angústias e expomos nossa alma diante dAquele que conhece nossas fraquezas e limitações.

À medida que o salmista continua a oração, percebemos que ele está ciente de suas limitações humanas. Ele reconhece que, por conta própria, não consegue escapar das circunstâncias que o aprisionam. Mas, em vez de se desesperar, ele busca ajuda no único que pode verdadeiramente socorrê-lo. Isso nos ensina que, em momentos de aflição, nossa confiança não deve estar em nós mesmos, mas em Deus, que é poderoso para nos libertar.

O clamor do salmista também é uma expressão de sua fé na misericórdia de Deus. Ele sabe que o Senhor não o deixará sozinho, pois a bondade de Deus é constante. Mesmo quando todos ao redor parecem ter se afastado, o salmista entende que Deus é seu refúgio, aquele que nunca o abandonará.

Portanto, assim como o salmista, devemos descansar no cuidado de Deus em tempos de solidão e angústia. Ele é nosso refúgio seguro, sempre presente em nossas dificuldades. Quando nos sentimos cercados pela escuridão, podemos clamar a Ele, confiando que Sua presença nos envolve e nos sustenta.

Petição

Senhor, obrigado por ser meu refúgio e sustento todos os meus dias.

Aplicação

Abrirei meu coração a Deus.