Leitura: Provérbios 28
Seleção
A pessoa fiel obterá grande recompensa, mas o que deseja enriquecer depressa se meterá em apuros […] O ganancioso tenta enriquecer depressa, mas não percebe que caminha para a pobreza.
Pv 28.20,22
Observação
Vivemos um tempo em que experimentamos inúmeras facilidades por causa da tecnologia. Desde notícias que são lidas no próprio celular à comida que fica pronta em poucos minutos. Estas e outras facilidades, moldaram nosso jeito de viver. Por causa disso, estamos perdendo a paciência. Não gostamos de esperar. Queremos tudo para aquele momento. Inclusive o dinheiro.
Não queremos investir anos em uma formação sólida que nos proporcionará uma carreira bem-sucedida. Não temos paciência para esperar sucessivas promoções na empresa. Desejamos que nossos negócios faturem milhões nos primeiros anos. Tudo porque queremos enriquecer depressa. E, para que isso aconteça, muitos caem na tentação de percorrer caminhos escusos. Abandonam a ética e mergulham em trabalhos imorais ou mesmo ilegais.
No entanto, o que está por trás desse desejo de enriquecer rapidamente é o amor ao dinheiro. É incrível a capacidade do ser humano em transformar algo bom em algo perigoso. O dinheiro pode ser uma bênção em uma família, mas também pode ser a perdição. Por isso, o apóstolo Paulo disse que o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, podendo levar as pessoas a se desviarem da fé e a sofrerem (1Tm 6.10).
Jesus também fala sobre a incompatibilidade entre o amor ao dinheiro e o amor a Deus. Ele disse que é impossível amar o dinheiro e, ao mesmo tempo, amar a Deus. Ele compara o recurso monetário a um deus, afirmando que é impossível ser um servo do dinheiro e de Deus ao mesmo tempo (Mt 6.24). Aquele que vive uma vida em torno de enriquecer inevitavelmente deixa Deus em segundo plano. Portanto, amor ao dinheiro e fé são incompatíveis.
Por outro lado, como Salomão diz, “a pessoa fiel obterá grande recompensa”. Quem planta honestidade colherá frutos muito mais valiosos do que riquezas. Mesmo que possa ser rico, a pessoa fiel experimentará outras bênçãos que não se comparam ao prazer que o dinheiro proporciona. Uma família estruturada e harmoniosa, um casamento sólido, filhos bem-criados, noites tranquilas de sono e paz de espírito. Coisas que o dinheiro não pode comprar.
Se você tem vivido uma corrida frenética em busca de enriquecer rapidamente, entenda que esse estilo de vida é incompatível com os seguidores de Jesus. Sim, você pode prosperar financeiramente, mas não permita que seu coração se apegue a essas coisas. Jesus também disse que se buscássemos o Reino de Deus antes de qualquer coisa, tudo aquilo que é necessário nos seria acrescentado; portanto, faça a sua parte e descanse. Ele é fiel.
Petição
Senhor, que o dinheiro nunca seja um ídolo para mim. Ajuda-me a buscar as coisas do teu Reino em primeiro lugar.
Aplicação
Focarei minha vida nas coisas do Reino de Deus.