Leitura: Provérbios 27

Seleção

Como o ferro afia o ferro, assim um amigo afia o outro.

Provérbios 27.17

Observação

“Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração”, já dizia o poeta. Verdadeiras amizades são uma bênção de Deus para nós. Enquanto a bajulação hipócrita afaga o nosso ego e infla o nosso orgulho, a verdadeira amizade produz crescimento e amadurecimento.

Como Salomão disse, assim como um ferro afia outro ferro, um amigo afia o outro amigo. Ou seja, um ferro é afiado afim de ser usado como um instrumento de corte, como uma faca ou espada. E aquele processo de friccionar ferro contra ferro, por causa do atrito entre as duas peças, produzirá um instrumento mais útil para o seu fim.

Assim acontece nas genuínas amizades. Verdadeiros amigos falam as verdades necessárias porque se amam mutuamente. Quando uma das partes percebe que a outra está tendo algum comportamento ou fala equivocados, ele tem liberdade e interesse em confrontar. Não para, simplesmente, promover uma discussão, mas porque ele quer ver o bem do outro. Por causa disso, muitas vezes amigos se atritam; mas é justamente essa “fricção” que traz aperfeiçoamento e amadurecimento.

Portanto, um amigo fiel é como um instrumento eficaz que nos ajuda a moldar o nosso caráter. Desse jeito, tornamo-nos instrumentos ainda mais úteis nas mãos de Deus. Por isso, amigos de verdade são um presente que Ele nos dá.

Amizades verdadeiras não são motivadas pelo egoísmo; antes, são cultivadas pelo amor genuíno que se alegra com a vitória do outro. Não somente isso, amigos fieis choram uns com os outros, são suporte no momento de dificuldade e carregam os fardos mutuamente. 

Você tem amigos de verdade? Se os tem, seja grato e cultive essa amizade de forma intencional. Invistam tempo de lazer juntos, conversem, riem e chorem. Mas, se você não tem alguém que possa chamar de amigo, peça a Deus.

E um lugar onde você tem maior probabilidade de fazer verdadeiras amizades é na igreja. Ali você encontra pessoas com os mesmos princípios que os seus, com objetivos de vida muito parecidos. Vocês podem formar um pequeno grupo para discutir as coisas da vida, podem servir juntos em um ministério ou podem, ainda – por que não – fazer uma viagem missionária de curta duração juntos. Enfim, na igreja você encontrará parceiros de jornada que somarão forças para que o Reino de Deus seja estabelecido na Terra.

Petição

Senhor, obrigado pelos meus amigos. Que o Senhor abençoe cada vez mais a nossa amizade. Peço também para que o Senhor me dê ainda mais amigos sinceros.

Aplicação

Intencionalmente cultivarei minhas amizades.