Leitura: Provérbios 24

Seleção

A resposta sincera é como beijo nos lábios (NVI).

Provérbios 24.26

Observação

Um beijo entre marido e esposa é uma das demonstrações mais afetuosas entre um casal. Quando verdadeiro, o beijo entre homem e mulher expressa amor, intimidade, compromisso e fidelidade. Ele revela que existe uma parceria entre os dois, assim como demonstra que, naquele relacionamento, existe lealdade, transparência e entrega mútua.

Salomão compara o beijo de um casal com a resposta sincera. Isso porque a sinceridade entre duas pessoas implica também parceria, compromisso, lealdade e intimidade. Não falar a verdade para alguém, com medo de ferir a outra pessoa, é uma das atitudes mais egoístas que podemos ter. Porque, se determinada pessoa precisa ser alertada de algo que tenha feito ou falado, e eu me eximir dessa responsabilidade, simplesmente para não me ver mal com aquela pessoa, estarei impedindo seu crescimento. Ou seja, significa que amo mais a minha reputação diante daquela pessoa do que a própria pessoa.

Respostas sinceras, de fato, podem ser confrontadoras porque evidenciam, muitas vezes, a divergência de opinião. Por isso, essas falas sinceras precisam ser ditas com muito amor. Se amor sem sinceridade é egoísmo, sinceridade sem amor é humilhação. As verdades não podem ser ditas com o objetivo de humilhar o outro, mas de promover o bem-estar daquela pessoa.

Por isso, segundo João, Jesus era cheio de graça e verdade (Jo 1.17). Os pecados eram expostos por meio da verdade, no entanto, Ele fazia isso com muito amor porque era cheio de graça.

Se Jesus agisse com graça, mas sem verdade, primeiro que seria algo contrário à sua própria essência. Em segundo lugar, jamais nos arrependeríamos de nossos pecados e, consequentemente, seríamos condenados eternamente. Por outro lado, se Jesus agisse com verdade e se eximisse da graça, seria como um juiz justo mas impiedoso que não perdoa delitos.

No entanto, Jesus nos trata com graça porque acolhe pecadores, mas sem deixar de dizer a verdade por meio de sua palavra. Essa é a postura que devemos ter em nossas relações. Ao identificarmos pontos que precisam ser expostos em pessoas que amamos, não podemos poupá-las da verdade, mas devemos fazê-lo com muita graça, porque a verdade é justamente uma expressão dessa graça. Portanto, não deixe de falar o que precisa ser dito, mas faça como Jesus faria; faça com muito amor e cuidado.

Petição

Senhor, que eu não coloque minha reputação em primeiro lugar. Antes, que eu fale as verdades àqueles que me rodeiam, afim de que tenham a oportunidade de crescer. Mas ajuda-me a fazer isso com amor e graça.

Aplicação

Exercitarei o amor e a graça simultaneamente.