Leitura: Provérbios 21
Seleção
Quem planeja bem e trabalha com dedicação prospera; quem se apressa e toma atalhos fica pobre.
Provérbios 21.5
Observação
Certa vez, um jovem lenhador chamou outro lenhador, já idoso, para uma disputa de quem cortaria mais árvores no mesmo tempo. Divididas as áreas de trabalho, a competição foi iniciada e o jovem começou com velocidade e força. O idoso, calmamente, parava de tempos em tempos, o que fazia o jovem rir de sua falta de energia. Ao final da disputa, perceberam que o homem mais velho ganhara com certa facilidade. Intrigado, o jovem perguntou qual teria sido sua estratégia e ele respondeu: “De tempos em tempos, eu parava para afiar o machado”.
Essa metáfora ilustra nossas vidas. Muitos simplesmente sobrevivem dia após dia. Abaixam a cabeça e saem para trabalhar, como o jovem lenhador. Não param, não descansam e, principalmente, não planejam. Afiar o machado, portanto, é uma metáfora que ilustra a importância de parar para fazer planos.
Segundo Salomão, o homem mais rico de seu tempo, um bom planejamento seguido por um trabalho dedicado trará prosperidade. No entanto, aqueles que se apressam e tomam atalhos ficam pobres.
Prosperar materialmente e ter sucesso na carreira pode ser uma bênção de Deus. Se não há motivações escusas, não há problema algum em batalhar por essas coisas. Mas, quando não há planejamento, dificilmente colheremos frutos abundantes. Como dito há poucos dias, Deus é Soberano sobre sua criação e dirige nossos passos. No entanto, é nossa responsabilidade tanto o planejamento quanto a dedicação no trabalho, porque isso glorifica nosso Deus.
Sendo assim, pergunte-se: com que frequência você para para “afiar o machado”? Quantas vezes ao ano você interrompe a correria frenética da vida para rever a rota e traçar novos planos? Já dizia o Gato Risonho na obra infantil “Alice no país das maravilhas”: “Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”.
Assim como um engenheiro investe tempo no projeto antes da construção e um general planeja as estratégias antes da guerra, não podemos pular essa fase. Com dedicação e oração, devemos contemplar as diversas oportunidades e caminhos que a vida proporciona. Mas não esqueça de algo muito importante. Se você é um discípulo de Jesus, saiba que os seus planos devem se submeter a um plano maior. Seus caminhos devem contemplar a missão de Jesus na Terra, porque você é um representante do Reino de Deus e possui um grande e lindo propósito pela frente.
Petição
Senhor, ajuda-me a discernir teus planos para mim. Ajuda-me a caminhar segundo tua vontade.
Aplicação
Exercitarei o planejamento.