Leitura: Provérbios 18

Seleção

Não é certo absolver o culpado nem negar justiça ao inocente.

Provérbios 18.5

Observação

Esse provérbio de Salomão parece muito óbvio; como de fato é. Culpados precisam receber a justa penalidade pelos seus delitos; enquanto os inocentes devem colher os benefícios de sua postura íntegra. Essa justiça reflete o caráter do próprio Deus, que é completamente justo.

Trazendo esse raciocínio para nossa relação com Deus, percebemos que, à primeira vista, somos culpados e merecemos uma justa punição. Paulo diz que não há um justo sequer entre homens e mulheres (Rm 3). E, de fato, dificilmente uma pessoa em sã consciência julgaria a si mesma como perfeita e sem pecados. Todos pecamos constantemente. E, como pecar é uma infração da Lei de Deus, é justo que recebamos a penalidade.

No entanto, a penalidade que Deus preparou para pecadores é o inferno, ou seja, a condenação eterna. Todos aqueles que infringem a Lei de Deus são merecedores do lago de fogo e enxofre. E, se Deus é justo (como de fato é), todos os seres humanos são merecedores da condenação eterna, porque não há um justo na face da terra.

Se Deus nos absolvesse de nossos pecados, simplesmente esquecendo-se de nossa culpa, Ele seria injusto. Mas não é possível existir falha no caráter de Deus; sendo assim, Ele não pode absolver o culpado. Porém, ao mesmo tempo que Deus é justo, Ele também é amor. Por isso, Ele enviou o próprio Filho, Jesus Cristo, para tomar a culpa pelos nossos pecados. Ou seja, afim de manter sua justiça e nos absolver da condenação eterna, outra pessoa – Jesus – precisou tomar a nossa culpa.

Então, enquanto o Inocente se fez culpado, os verdadeiramente culpados foram feitos inocentes. Você consegue perceber o tamanho do amor que Deus tem por nós? Ele trouxe a punição sobre seu Filho afim de nos salvar da condenação eterna, mesmo sem merecermos. 

Mas essa absolvição não é entregue à toda humanidade deliberadamente. Ainda que haja uma espécie de chamado universal, somente aqueles que se arrependem de seus pecados e creem em Jesus como Salvador e Senhor sobre suas vidas receberão essa graça.

Diante dessa realidade, se você ainda não entregou sua vida a Jesus, o que você está esperando? E, se você já o fez, certamente tem mil motivos para viver uma vida que agrade Àquele que nos amou primeiro. Somos chamados a corresponder ao seu amor; e a forma como fazemos isso é obedecendo aos seus mandamentos. Não fazemos isso para sermos merecedores da salvação e sim, como resposta de gratidão. Portanto, vá e não peque!

Petição

Senhor, não tenho palavras para descrever o quanto sou grato. Ajuda-me a expressar essa gratidão por meio de uma vida de completa obediência à Tua Palavra.

Aplicação

Procurarei viver em obediência à Deus todos os meus dias.