Leitura: Provérbios 16

Seleção

Quem ouve a instrução prospera; quem confia no Senhor é feliz.

Provérbios 16.20

Observação

Imagine que você está dirigindo em uma cidade desconhecida. Você deseja chegar a um local específico, mas não tem a mínima ideia do caminho. Para sua tranquilidade, você possui um GPS que o guiará sem problemas até o destino. Você teria coragem de, em vez de seguir as orientações, dirigir conforme sua própria opinião? Imagine-se dirigindo e pensando: “O GPS indica virar à direita, mas sinto que devo virar à esquerda”. Não seria uma irracionalidade? Certamente.

Desde a criação do homem, Deus deu instruções, incluindo a proibição para Adão de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Conhecemos bem essa história. O casal recém-criado desejava arbitrar sobre sua própria moralidade, buscando a liberdade das regras de Deus para decidirem autonomamente o melhor caminho. O resultado foi a desobediência, levando à expulsão do Jardim do Éden e a uma série de consequências catastróficas para eles e para a humanidade.

Essa é a natureza humana. Desejamos liberdade e não suportamos as cercas que nos aprisionam. Queremos tomar decisões conforme nosso entendimento, desejos e vontades. Mas pergunto: você acha seguro dirigir sua vida com base no que sente? Ou mesmo com base em seu conhecimento raso sobre a vida?

Temos um “GPS” completamente confiável, que é o nosso Deus. Seus “mapas” e instruções estão totalmente atualizados em Sua Palavra. Por isso, Salomão afirmou que quem ouve a instrução do Senhor prospera, e quem confia em Seus ensinamentos é feliz.

Você percebe a irracionalidade de sermos guiados por nosso próprio entendimento ou sentimentos? Possuímos um “GPS” que nunca erra e nos instrui em cada um de nossos caminhos, mas muitas vezes o negligenciamos. É por isso que colhemos tantos desastres em nossas vidas: ao invés de obedecermos à palavra de Deus, consultamos nosso próprio entendimento, resultando em erros e consequências difíceis.

O desejo de independência e autonomia pode ser inato ao ser humano caído, mas Deus, que é cheio de misericórdia, nos chama a ouvir Sua doce voz de instrução. Todas as manhãs, podemos nos alimentar de Sua poderosa palavra, que traz todos os ensinamentos da vida e nos direciona por caminhos de paz, abundância, prosperidade e felicidade. Portanto, não despreze os ensinamentos do Senhor, e você terá um caminho seguro.

Petição

Senhor Deus, perdoa as vezes em que busquei autonomia. Ajuda-me a estar desejoso pela Tua Palavra. Que ela seja meu guia todos os meus dias.

Aplicação

Viverei conforme a Palavra de Deus. (E você? Como aplicará essa verdade?)