Leitura: Mateus 2

Seleção

Depois que os magos foram embora, um anjo do Senhor apareceu em sonho a José e disse: Levante-se, tome o menino e a sua mãe e fuja para o Egito. Fique por lá até que eu avise você; porque Herodes há de procurar o menino para matá-lo.

Mateus 2:13

Observação

Herodes era o rei da Judeia, uma província dominada pelos romanos. Ao saber do nascimento de Jesus, o Messias esperado pelos judeus, Herodes ficou alarmado. Os magos do Oriente estavam procurando pelo “Rei dos judeus”, o que o deixou extremamente preocupado. Sua reação foi enviar soldados para matar todos os meninos com menos de 2 anos de idade em Belém e arredores.

Mas por que Herodes temia tanto esse recém-nascido? Por que ele via Jesus como uma ameaça? Herodes, que se dizia convertido ao judaísmo, temia perder seu reinado. Ele era um homem disposto a cometer atrocidades para manter seu poder, chegando ao ponto de matar até mesmo sua própria esposa e filhos porque se sentia ameaçado. Ele não queria abrir mão do controle sobre a região e Jesus representava uma possível ameaça, de acordo com o que os sacerdotes e escribas lhe diziam.

A história de Herodes nos faz refletir sobre nossas próprias vidas. No fundo, todos sabemos que Jesus é o Rei dos reis e o Senhor dos senhores. Reconhecemos seu poder sobre o universo e sua autoridade sobre nossas vidas. No entanto, muitos de nós temem entregar o controle de nossas vidas a Ele. Sabemos que isso trará implicações e exigirá que vivamos de acordo com princípios morais elevados, priorizando o amor a Deus e ao próximo.

No mundo egoísta em que vivemos, as pessoas desejam ser os governantes de suas próprias vidas. Querem ser autônomas e independentes, fazendo o que desejam sem dar satisfações a um suposto Rei. Talvez você seja alguém que está tentando “matar Jesus” em sua vida, rejeitando Sua autoridade. No entanto, é importante que você saiba que esse Rei é diferente dos monarcas tiranos e autoritários. Ele é um Rei de amor, que governa com base em um padrão de amor elevado, que motiva Seus súditos a viverem segundo os princípios desse Reino. Eles não são forçados, mas simplesmente respondem ao amor do Rei.

Não tema viver como súdito do Rei Jesus. Na verdade, essa é a melhor escolha que você pode fazer, pois Ele mesmo escolheu você. Pare de tentar expulsar Jesus de sua vida. Reconheça-O como Rei e Senhor. Busque conhecê-Lo cada vez mais e envolva-se com os propósitos do Seu Reino. Você descobrirá que esses serão os melhores dias da sua vida.

Oração

Senhor Jesus, obrigado por ser o Rei de minha vida! Obrigado porque me convocaste ao teu reinado e não há melhor lugar do que estar sob tua autoridade.

Aplicação

Entregarei cada área de minha vida a Jesus.