Leitura: 1Coríntios 6

Seleção

Vocês não sabem que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não se enganem: aqueles que se envolvem em imoralidade sexual, adoram ídolos, cometem adultério, se entregam a práticas homossexuais, são ladrões, avarentos, bêbados, insultam as pessoas ou exploram os outros não herdarão o reino de Deus. Alguns de vocês eram assim, mas foram purificados e santificados, declarados justos diante de Deus no nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.

1Coríntios 6.9-11

Observação

Muitas vezes, temos a impressão de que amar alguém significa deixar a pessoa ser ou fazer o que bem entende. Que se, de fato, queremos o seu bem, não podemos intervir nem tampouco opinar sobre suas escolhas ou comportamentos. Mas será que isso é realmente amor ao próximo? Eu penso que não.

Acredito que, no fim, isso se trata de amor a si mesmo. Não alertamos o outro com relação às suas práticas equivocadas porque não queremos nos ver mal com a pessoa. Não queremos que ela deixe de gostar de nós. Por isso, validamos seu comportamento equivocado e deixamos que ela assuma a consequência pelos seus erros, mesmo estando em nossas mãos a possibilidade de alertar.

E o que dizer de situações que implicarão no destino eterno de uma pessoa? É por isso que Paulo admoesta os coríntios, alertando-os contra a prática de uma série de pecados. Ele diz que os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Não que a salvação eterna seja conquistada por meio da prática de boas obras, mas que aqueles que vivem deliberadamente nos pecados citados por ele mostram, por meio de suas práticas, que não são seguidores de Jesus Cristo. Suas más obras testificam que ainda não entregaram suas vidas ao Senhor e, por isso, precisam ser alertados.

Portanto, se você conhece alguém que pratica tais obras deliberadamente, saiba que, se essa pessoa não se arrepender de seus pecados, ela não herdará o reino dos céus. Então, se você verdadeiramente ama e se preocupa com essa pessoa, a maior atitude de amor será alertá-la. Isentar-se dessa responsabilidade é egoísmo.

Por isso, pare e reflita. Se você realmente quer o bem de alguém que está envolto em práticas pecaminosas, vá até ele e, com muito amor e mansidão, alerte para as possíveis consequências eternas. Fale do amor de Jesus que perdoa e salva pecadores arrependidos. Compartilhe o Evangelho e fale da importância do verdadeiro arrependimento que redundará em uma vida de obediência ao nosso Senhor Jesus.

Petição

Senhor, dê-me sabedoria e graça para alertar aqueles que se encontram em caminhos maus.

Aplicação

Alertarei em amor aqueles que vivem em práticas pecaminosas.