Leitura: Salmos 13

Seleção

Até quando, Senhor, te esquecerás de mim? Será para sempre? Até quando esconderás de mim o teu rosto? Até quando terei de lutar com a angústia em minha alma, com a tristeza em meu coração a cada dia?

Salmos 13.1,2

Observação 

Não são raras as estações da vida em que a sequidão invade nossos corações. O vento gelado que esfria a alma, a chuva fria que quase apaga a chama. Dias acinzentados, onde raramente se ouve o canto de um pássaro. O fervor já não é mais como nos dias passados.

Nesse lugar frio e apático, temos a impressão de que Deus está longe. Parece-nos que fomos colocados de castigo em uma masmorra fria, úmida e solitária. Mas a frieza e a apatia apenas mascaram um sentimento ainda mais profundo: a angústia de nossas almas. São estações marcadas pela tristeza profunda de nossos corações. “Deus, onde estás?”

Clamamos para que Ele fale conosco, para que dê um sinal. Suplicamos para que Ele restaure a alegria de nossa salvação. Mas parece que nossas orações são palavras que se juntam ao vento e se perdem na imensidão do universo.

Nestas estações, a vida perde o brilho. Sair da cama exige um esforço descomunal. Relacionar-se com outros é desgastante. Trabalhar, um fardo. Ir à igreja, uma chatice. Se pudéssemos, passaríamos a estação inteira hibernando, como fazem os ursos na chegada do inverno, apenas poupando energia para a chegada da primavera.

Se esta é a estação em que você se encontra, saiba que você não está sozinho. Tantos e tantos cristãos genuínos, neste exato momento, clamam a Deus por socorro, mas, aparentemente, não recebem respostas. Talvez você esteja buscando sinais, como sonhos ou profecias. No entanto, Deus nos convida a nos voltarmos à Sua Palavra, onde encontramos o desabafo do próprio Davi nos versos seguintes ao que lemos, quando ele diz: “Eu, porém, confio em teu amor; por teu livramento me alegrarei. Cantarei ao Senhor, porque ele é bom para mim.”

Independente da situação emocional em que você se encontra, continue clamando. Independente do tamanho da sua fé, não pare de buscá-Lo. Jesus nos diz: “Peçam, e receberão. Procurem, e encontrarão. Batam, e a porta lhes será aberta. Pois todos que pedem, recebem. Todos que procuram, encontram. E, para todos que batem, a porta é aberta” (Mateus 7.7,8).

Tenha paciência. Tão logo o inverno acaba, vem a primavera. 

Oração

Senhor Deus, quando eu passar pelos invernos frios da alma, rogo para que Tua mão me guie, me protegendo de todo mal e me animando nos dias difíceis.

Aplicação

Clamarei por socorro ao primeiro sinal de frieza espiritual.