Leitura: Lucas 18

Seleção

Jesus também contou esta parábola para alguns que confiavam em si mesmos, por se considerarem justos, e desprezavam os outros: — Dois homens foram ao templo para orar: um era fariseu e o outro era publicano. O fariseu ficou em pé e orava de si para si mesmo, desta forma: “Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros, nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo o que ganho.” O publicano, estando em pé, longe, nem mesmo ousava levantar os olhos para o céu, mas batia no peito, dizendo: “Ó Deus, tem pena de mim, que sou pecador!” Digo a vocês que este desceu justificado para a sua casa, e não aquele. Porque todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado. 

Lc 18.9-14

Observação 

Mais uma vez, Jesus conta uma parábola direcionada aos líderes judeus que se consideravam justos por seus muitos feitos e desprezavam os demais pecadores. Jesus contrasta um fariseu e um publicano. Os fariseus compunham um grupo dentro do judaísmo marcado pela estrita obediência à Lei Mosaica. Os publicanos eram cobradores de impostos que estavam a serviço do Império Romano e, por isso, eram considerados traidores do povo judeu e os piores pecadores.

Se observarmos atentamente o texto, veremos que o fariseu se orgulhava de seus muitos feitos. Achava-se superior aos demais porque não roubava, era justo, não adulterava, observava o jejum e entregava seu dízimo. Por outro lado, o publicano não se achava digno sequer de elevar os olhos ao céu, pois reconhecia que era pecador. Jesus conclui a parábola dizendo que, ao reconhecer seus pecados, o publicano foi considerado justo, enquanto o fariseu, por se gloriar de seus feitos, não receberia essa graça.

Perceba que a lógica de Jesus é contrária à lógica humana. Seres humanos vivem com base na lógica da meritocracia em suas relações. São premiados conforme seu esforço. E, em alguma medida, esse é o funcionamento de nossa sociedade. O problema está em utilizar essa mesma lógica em nossa relação com Deus. Se fosse assim, Deus premiaria aqueles que tivessem melhor performance nas coisas espirituais, ou mesmo em ações sociais. Em contrapartida, Ele condenaria aqueles que fizessem pouco.

No entanto, sua lógica é diferente. Serão justificados aqueles que reconhecerem suas falhas e pecados. Estes, segundo Jesus, serão exaltados. Por outro lado, aqueles que se exaltam por seus muitos feitos serão humilhados. O que Jesus está ensinando é que devemos olhar para nossas falhas e reconhecê-las diante dEle. Ninguém é perfeito; todos pecamos. E, na lógica de Jesus, aqueles que se humilham, pedindo perdão por suas falhas, não apenas serão perdoados, mas também serão considerados justos diante de Deus. Seja honesto consigo mesmo. Reconheça suas falhas, entregue-as aos pés de Jesus e receba o perdão de seus pecados.

Oração

Senhor Jesus, perdoa meus pecados. Reconheço que sou falho e preciso do teu perdão.

Aplicação 

Exercitarei a auto-avaliação sincera de mim mesmo.