Leitura: Salmos 95

Seleção

Sl 95.6Venham, vamos adorar e nos prostrar, vamos nos ajoelhar diante do Senhor, nosso Criador, 7pois ele é o nosso Deus. Somos o povo que ele pastoreia, o rebanho sob o seu cuidado.

Salmos 95.6,7

Observação

Se você cresceu em uma família relativamente estruturada financeiramente, provavelmente nunca se preocupou se seus pais estavam pagando a conta de energia ou o aluguel. Caso na infância nunca tenha passado por dificuldades financeiras, possivelmente as contas não eram sua preocupação. Você tinha certeza de que no dia seguinte haveria comida sobre a mesa, uma roupa cheirosa para usar e uma cama quentinha para descansar. Ou seja, você confiava que seus pais supririam todas as suas necessidades.

Talvez, no dia do Natal, você não tenha ganhado o brinquedo mais caro da loja, mas certamente viu seus pais se esforçarem para dar o melhor que podiam. Você via seu pai acordar cedo para ir ao trabalho e voltar já tarde da noite. Você via sua mãe se desdobrando para cuidar da casa, dos filhos e ainda trabalhar fora. Você não tinha dúvidas de que era amado e, certamente, nunca temeu não ter o que comer ou onde morar. Essas preocupações nem passavam pela sua cabeça, porque você confiava em seus pais.

Agora que crescemos, nos tornamos independentes. Muitos de nós têm filhos e estes é que depositam sua confiança em nós. O bastão está conosco; a responsabilidade é nossa. E, nesse momento, começamos a perceber a pressão que está sobre nossos ombros. Assim, a responsabilidade de trazer o sustento para casa e proporcionar uma vida digna e confortável para nossas famílias muitas vezes nos sobrecarrega.

Com essa sobrecarga sobre os ombros, por vezes, tememos. Nossos joelhos cambaleiam, não de fadiga, mas de medo. O que será de nós amanhã? E no próximo ano? Será que conseguiremos vencer as contas? Será que conseguiremos proporcionar um futuro digno para nossos filhos? As preocupações embaçam nossa visão, o estresse dificulta a digestão e a ansiedade parece correr em nossas veias.

Tudo isso acontece porque esquecemos que ainda somos como crianças sendo cuidadas pelo nosso Pai. Como a responsabilidade está sobre nossos ombros, esquecemos de dividir nossos fardos com Ele. Insistimos em carregar sozinhos. Como ovelhas perdidas, tememos não somente os perigos, mas a possível falta de pasto.

Meu irmão e minha irmã, somos as ovelhas do Senhor, o rebanho que Ele pastoreia. Você acha que Ele deixaria faltar alguma coisa para suas amadas ovelhas? Ele nos resgatou dos perigos do mundo e nos chamou pelo nome, dizendo: “Venham a mim, vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso.” O Senhor está convidando você a se livrar desse pesado fardo que insiste em carregar sozinho. Aprenda a descansar!

Petição

Senhor, toma meu fardo. Ajuda-me a viver uma vida leve. Ajuda-me a confiar em Ti.

Aplicação

Exercitarei a confiança em Deus.