Leitura: Salmos 93

Áudio do devocional

Seleção

Sl 93.1O Senhor reina! Está vestido de majestade; sim, o Senhor está vestido de majestade e armado de força. O mundo permanece firme e não será abalado […] 5Teus preceitos soberanos não podem ser alterados; teu reino, Senhor, é santo para todo o sempre!

Salmos 93.1,5

Observação 

A mentalidade de causa e efeito geralmente molda nossa maneira de enxergar o mundo. Explico melhor: quando tudo vai bem em nossas vidas, quando o dinheiro sobra, quando o casamento está leve, os filhos estão bem encaminhados e a empresa lucrando, temos a sensação de que estamos fazendo tudo certo e colhendo os frutos de uma vida íntegra diante de Deus.

Entretanto, quando as coisas não vão tão bem, quando o dinheiro mal paga as contas, quando o casamento atravessa uma crise, os filhos vão de mal a pior e a empresa caminha para a falência, logo nos perguntamos: “onde foi que eu errei?” Ainda que a lei de semeadura seja uma realidade em nossas vidas, precisamos entender que nem sempre aquilo que nos parece mal é fruto de algo errado que fizemos.

Deus, em Sua soberania, controla cada centímetro quadrado do cosmos. Como o salmista diz, nenhum dos preceitos soberanos de Deus pode ser alterado. Vivemos sob o Reino de Deus e nosso Rei não perde o controle das situações.

Portanto, se você tem passado por uma fase difícil, independentemente da área da vida, saiba que Deus não perdeu o controle dessa situação. Se você já fez uma autoavaliação e identificou que aquilo que está atravessando não se trata de uma disciplina da parte de Deus, é possível que você esteja vivendo uma provação.

As provas da vida são os meios pelos quais o nosso soberano Deus nos aperfeiçoa. São instrumentos do Senhor que cooperam para o nosso desenvolvimento e amadurecimento. Então, se esse é seu caso, procure confiar. Não é sua culpa; por isso, descanse. Mas, ao mesmo tempo, reflita no fato de que Deus está lhe aperfeiçoando por meio dessa luta.

Diante disso, invista tempo em silêncio e auto-reflexão. O que Deus está lhe ensinando? Invista também tempo em oração. Pergunte a Ele, peça discernimento e força para suportar essas provas. No mais, agradeça a Deus, porque as provações são um motivo de alegria, pois, por meio delas, cresceremos em perseverança (Tg 1.2,3) e nosso caráter é aprovado (Rm 5.4).

Petição

Senhor, ajuda-me a discernir as provações e ajuda-me a suportá-las. Ensina-me a perseverar.

Aplicação

Investirei tempo em reflexão.