Leitura: Lucas 24

Seleção

E disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo tinha de sofrer, ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia, e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas destas coisas.

Lc 24.46-48

Observação 

Jesus se manifesta aos discípulos após Sua ressurreição. Atônitos, sem compreenderem completamente o que estava ocorrendo, os discípulos estavam repletos de medo e assombro. Jesus os acalma, dissipando suas inquietações, ao mostrar que Ele estava presente em carne e osso, e não em espírito. Ele pede algo para comer, e eles prontamente oferecem um peixe assado.

Neste momento, Jesus destaca que tudo o que eles estavam testemunhando estava em perfeita consonância com a Lei de Moisés, com os ensinamentos dos profetas e os salmos. Era necessário que Ele passasse pela morte e ressuscitasse ao terceiro dia. Como vimos, a morte de Jesus representava um sacrifício substitutivo. Ele voluntariamente Se sacrificou para que, de uma vez por todas, os pecados do mundo fossem perdoados. Foi um ato de oferta a Deus Pai, que desviou Sua santa e justa ira de uma multidão de pecadores e a depositou sobre Seu próprio Filho.

A ressurreição de Jesus é a evidência definitiva de que Deus Pai aceitou esse sacrifício. Significa que agora, aqueles que creem não serão mais condenados, pois o sacrifício substitutivo foi aceito e estes são considerados inocentes diante do Pai.

A ressurreição também atesta a vitória de Jesus sobre nosso pior inimigo, a morte. A morte não pode detê-Lo. Não era apenas Seu espírito que estava presente ali; Jesus tinha um corpo glorificado. Isso enche nossos corações de esperança, pois temos a garantia de que aqueles que creem também ressuscitarão e receberão um corpo semelhante, livre de qualquer imperfeição. Eles viverão eternamente, sem mais enfrentar a morte.

Esses homens e mulheres eram as primeiras testemunhas de Jesus, incumbidos de espalhar a notícia, convidando o mundo ao arrependimento para perdão dos pecados. Essa narrativa chegou até nós, quase dois mil anos depois. Assim como alguém compartilhou comigo o amor de Jesus e a necessidade de me arrepender dos meus pecados, pela graça de Deus, fiz isso e me tornei mais uma testemunha de Jesus. Talvez você também já tenha passado por essa experiência de conversão. No entanto, se ainda não experimentou o perdão e o arrependimento, convido-o a orar comigo:

Oração

Senhor Jesus, perdoa os meus pecados. Reconheço que sou pecador e necessito do Teu perdão. Sei que me amas e sou grato pela Tua obra na cruz do Calvário, onde morreste por mim. Diante disso, reconheço-Te como meu Salvador e Senhor da minha vida. Ajuda-me a ser uma testemunha Tua e capacita-me a compartilhar esta mensagem de amor.

Aplicação

Espalharei as Boas Novas de Jesus.