Leitura: Provérbios 5

Seleção

…Como odiei a disciplina! Se ao menos não tivesse desprezado as advertências!  Por que não ouvi meus mestres? Por que não dei atenção aos que me instruíam? Cheguei à beira da ruína total, e agora todos saberão de minha vergonha!”.

Provérbios 5.12-14

Observação

Neste Provérbio, Salomão instrui sobre os perigos de um homem casado se envolver com outras mulheres. No entanto, quero me ater ao trecho selecionado que fala sobre a disciplina de Deus que, certamente, se aplica a qualquer outra situação. Neste trecho, o autor imagina um homem que tenha adulterado porque desprezara os conselhos de homens mais velhos. E, por causa disso, estaria sofrendo a disciplina da parte de Deus.

Nenhuma criança gosta de ser disciplinada por seus pais. No entanto, todo pai e toda mãe sabem da importância que é disciplinar seus filhos. Trata-se de um instrumento de correção de rota e, por isso, nada mais é do que um instrumento de amor. Todo pai que disciplina seu filho o está fazendo para o bem da própria criança.

E não é diferente em nossa relação com Deus. Como seus filhos amados, somos constantemente disciplinados porque “o Senhor disciplina a quem ama, e castiga todo aquele a quem aceita como filho” (Hb 12.6). Obviamente, assim como as crianças não gostam, nós também não saboreamos a disciplina que vem de Deus porque, em alguma medida, traz consequências desagradáveis – porém necessárias.

Se não houvesse a disciplina, fatalmente mergulharíamos no pecado. Mas nosso Deus zeloso e cuidadoso utiliza dessa ferramenta a fim de que nossa rota seja corrigida. Por isso, não podemos desprezar essa disciplina, tampouco nos magoar com a repreensão do Senhor. Pelo contrário, deveríamos ser gratos por essa ferramenta necessária (ainda que amarga).

Trata-se de uma forma de Deus despertar nossa atenção a respeito dos caminhos tortuosos que estamos tomando. Por isso, essa repreensão é uma oportunidade de arrependimento, ou seja, de mudança de direção. Se não nos atentarmos ou mesmo desprezarmos a disciplina de Deus, as consequências podem ser duras e profundas.

Portanto, avalie seu atual momento. Talvez você esteja experimentando o gosto amargo da disciplina de Deus. Como um remédio que não agrada nosso paladar, ela será útil para nosso tratamento. Reflita e peça, em oração, para que Deus mostre se você está indo na direção correta. Porque, identificando o erro na rota, ainda há tempo de fazer o retorno.

Petição

Senhor, vê se em mim há algum caminho mau. Sonda meu coração e me mostra onde tenho errado. Ajuda-me a caminhar na direção correta.

Aplicação

Ficarei atento aos meus caminhos.