Leitura: Salmos 86

Seleção

Inclina-te, Senhor, e ouve minha oração; responde-me, pois estou aflito e necessitado. Protege-me, pois sou fiel a ti; salva-me, pois sou teu servo e em ti confio. Tu és meu Deus! Tem misericórdia de mim, ó Senhor, pois clamo a ti sem parar. Alegra-me, Senhor, pois a ti me entrego.

Salmos 86.1-4

Observação

Este é mais um dos Salmos escritos pelo Rei Davi, que enfrentou inúmeras guerras e conflitos durante seu reinado. Em mais uma ocasião, ele suplica pelo favor de Deus diante das adversidades. A linguagem utilizada claramente expressa uma relação pactual entre Deus e Davi. O rei se colocava como servo do Senhor, demonstrando sua fidelidade a Ele, e por isso, pedia por proteção.

Além disso, Davi pedia por alegria e regozijo, colocando-se em uma posição de rendição a Deus. Ele estava totalmente entregue a Ele e, por isso, suplicava para que o Senhor trouxesse alegria ao seu coração.

A palavra hebraica utilizada pelo salmista para referir-se à “alegria” indica um estado de espírito que transcende as dificuldades e desafios temporais. Trata-se de uma alegria enraizada na fé e na confiança em Deus, e não meramente um sentimento circunstancial.

Infelizmente, nossa alegria costuma estar vinculada às circunstâncias. Se temos um bom salário, uma boa casa, boa alimentação, passeios agradáveis, saúde, e um bom casamento, ficamos felizes. No entanto, se enfrentamos problemas ou as coisas não vão como gostaríamos, nos entristecemos.

Não que não devamos sofrer quando coisas ruins acontecem, mas aqueles que se consideram servos de Deus precisam se esforçar para encontrar nEle a satisfação de suas vidas. Como o apóstolo Paulo, por exemplo, disse que havia aprendido a viver contente em qualquer situação, conforme escreve em sua carta aos Filipenses no capítulo 4? Certamente, porque encontrou sua alegria em Deus.

Se seu estado de espírito oscila conforme as circunstâncias; se você só se sente alegre quando tudo vai bem; ou ainda, se você não consegue encontrar a alegria em uma vida simples, olhe para Deus. Ele é a única fonte de alegria genuína. Somente Ele provê a satisfação que traz a verdadeira paz que excede todo entendimento. Portanto, como Davi, recorra a Ele e peça a alegria que somente o Senhor pode proporcionar.

Petição

Senhor Deus, dê-me cada vez mais a alegria que somente Tu podes proporcionar.

Aplicação

Buscarei a alegria em Deus.