Leitura: Provérbios 10

Seleção

As palavras do justo são fonte de vida; as palavras dos perversos ocultam intenções violentas. O ódio provoca brigas, mas o amor cobre todas as ofensas. Palavras sábias vêm dos lábios de quem tem entendimento, mas quem não tem juízo é castigado com a vara… A boca do justo oferece conselhos sábios, mas a língua que engana será cortada. Dos lábios do justo vêm palavras proveitosas, mas da boca dos perversos só vêm palavras más.

Provérbios 10.11-13; 31,32

Observação

A língua é um dos menores órgãos do corpo, mas pode provocar estragos sem precedentes. Como Tiago destaca no capítulo 3 de sua carta, a língua é comparada a uma simples fagulha capaz de iniciar um grande incêndio (Tg 3.5). Ela pode se tornar “incontrolável e perversa, cheia de veneno mortífero” (Tg 3.8).

Tiago alinha suas ideias com as do rei Salomão, que afirma que as palavras dos perversos são más e ocultam intenções violentas. Por outro lado, os justos usam suas bocas como fontes de vida e amor. Proferem palavras proveitosas e conselhos sábios que edificam em vez de destruir.

Como você avalia suas palavras? São edificantes ou destruidoras? Como costuma usar sua língua? Como meio de edificação para aqueles ao seu redor ou de destruição por meio de fofocas e críticas maldosas?

Tiago também afirma que, de uma mesma fonte, não pode jorrar água doce e amarga ao mesmo tempo. Assim como, de uma mesma boca, não podem sair palavras de louvor a Deus e, ao mesmo tempo, palavras que amaldiçoam aqueles que Deus criou à Sua imagem.

Novamente, Deus nos convida à uma autoavaliação. Quando, honestamente, lemos as Escrituras, elas funcionam como um espelho muito bem iluminado que evidencia nossas imperfeições faciais. Maquiagens não resolvem o problema, apenas mascaram. Da mesma forma, não podemos disfarçar as palavras malditas que lançamos após terem sido proferidas.

Precisamos, de uma vez por todas, fazer um compromisso com nossas línguas. Devemos nos conscientizar de que são instrumentos para abençoar, e ponto final. Que de nossas bocas não saiam mais palavras de maldição e destruição. Mas que sejamos fontes contínuas de bênçãos e edificação.

Petição

Senhor Deus, não permita que de minha boca sejam proferidas mais palavras que destroem ao invés de edificar. Ajuda-me a proferir apenas palavras de bênçãos. 

Aplicação

Intencionalmente, ficarei atento às minhas palavras.