Leitura: Salmos 38

Seleção

Ó Senhor, não me repreendas em tua ira, nem me disciplines em tua fúria! Tuas flechas se cravam fundo em mim, e o peso de tua mão me esmaga. Por causa de tua ira, todo o meu corpo adoece; minha saúde está arruinada, por causa de meu pecado. Minha culpa me sufoca; é um fardo pesado e insuportável. Minhas feridas infeccionaram e cheiram mal, por causa de minha insensatez. Estou encurvado e atormentado; entristecido, ando o dia todo de um lado para o outro.

Salmos 38.1-6

Observação

Davi estava sofrendo de uma doença que o humilhava perante as pessoas, e a causa dessa enfermidade era o seu próprio pecado. Não sabemos ao certo do que se tratava, mas o que sabemos é que Deus estava disciplinando Davi por conta dessa transgressão, e, por isso, Davi carregava uma pesada culpa.

O apóstolo Paulo disse aos Gálatas que aquilo que semeamos é o que colheremos, ou seja, se plantarmos “sementes de pecado”, colheremos o “fruto da corrupção”. Essa é a lei da semeadura que permeia nossa existência; não há como burlar esse princípio.

E, ao que tudo indica, Deus se utiliza dessa lei para disciplinar seus filhos. Nenhum pecado está longe dos olhos de Deus, que, sendo um Pai de amor, jamais deixaria de repreender os seus. Portanto, por mais dolorida que seja a repreensão, sabemos que é um ato de amor da parte de Deus. Se você tem filhos, você sabe que a disciplina se faz necessária muitas vezes e não se trata de uma expressão de ódio para com seu filho, mas de amor.

A disciplina tem como objetivo chamar nossa atenção para as práticas pecaminosas que estamos cometendo. É uma forma de Deus mostrar que o que estamos fazendo não somente O desagrada, como trará consequências ruins para nós e para quem está ao nosso redor.

Por isso, ao primeiro sinal da disciplina de Deus, corrija seus caminhos. Não perpetue o erro, porque as consequências serão cada vez mais danosas. Diante do reconhecimento do pecado, faça como Davi, que se prostrou diante de Deus e disse: “Confesso, porém minha culpa; sinto profundo lamento do que fiz” (v. 18).

Saiba que Deus não é um carrasco torturador que sente prazer em derramar sua fúria sobre pecadores. Muito pelo contrário. Tamanha era a pecaminosidade dos seres humanos que Ele enviou seu próprio Filho para que sobre Si fosse derramada Sua santa e justa ira. E, por causa disso, todos aqueles que se arrependem de seus pecados são reconciliados com o Pai e vivem sob seu amor. Portanto, arrependa-se e experimente o perdão gracioso da parte de Deus.

Petição

Senhor perdoa meus pecados. Sei que minhas transgressões Te desagradam. Ajuda-me a andar em obediência, como forma de gratidão a tudo que me tens feito.

Aplicação

Buscarei viver em obediência sempre.