Leitura: 1Coríntios 7

Seleção

E, se você era escravo quando o Senhor o chamou, agora é livre no Senhor. E, se você era livre quando o Senhor o chamou, agora é escravo de Cristo. Vocês foram comprados por alto preço, portanto não se deixem escravizar pelo mundo.

1Coríntios 7.22,23

Observação

Nos tempos de Paulo, a escravidão era uma realidade comum e aceita na sociedade da época. Pessoas poderiam se tornar escravas por várias razões, como resultado de guerra, dívidas ou nascimento. Os escravos eram vistos como propriedade de seus donos, desprovidos de direitos legais e liberdade pessoal. Eles eram compelidos a trabalhar para seus mestres em condições muitas vezes desumanas, sujeitos a castigos físicos e outras formas de coerção, resultando em uma vida marcada pela falta de autonomia e total dependência de seus senhores.

Neste trecho de sua carta, Paulo emprega uma analogia envolvendo escravidão e liberdade. Ele afirma que aqueles que eram escravos e se tornaram seguidores de Jesus foram libertados no Senhor. Por outro lado, os que eram livres, agora servos de Cristo, tornaram-se seus escravos. Vamos aprofundar essa ideia.

Os escravos permaneceriam sob a posse de seus donos terrenos, dado que a escravidão era uma realidade aceita naquela sociedade. No entanto, eles não seriam mais escravos de seus pecados, medos ou culpas, pois Cristo havia pago o preço por sua liberdade espiritual. Assim, embora ainda estivessem sujeitos a seus senhores terrenos, seus espíritos eram verdadeiramente livres. Por outro lado, aqueles que eram livres agora pertenciam a Cristo, tendo sido redimidos por Ele, e, portanto, deveriam viver em obediência ao seu Senhor.

Esse paradoxo entre liberdade e escravidão em Cristo revela que, enquanto não estamos mais escravizados por nosso passado pecaminoso, pertencemos totalmente a Jesus. Portanto, não vivemos mais segundo nossos desejos pecaminosos, pois não precisamos mais disso; somos livres! E é por causa dessa liberdade que podemos viver uma vida que agrada Àquele que pagou um alto preço por nós.

Ao contrário dos senhores terrenos, nosso Senhor nos ama profundamente. Mais do que meros servos, nos tornamos seus amigos. Mais do que escravos, somos filhos de um Pai amoroso, cheio de misericórdia e graça. Fomos adotados em Sua família, carregamos Seu nome e aguardamos ansiosamente nossa herança eterna. Você já ouviu falar de algum escravo com direito a uma herança? Com Jesus, é assim que funciona.

Petição

Senhor, obrigado porque pagasse pela minha liberdade. Ajuda-me a viver uma vida que Te agrade.

Aplicação

Viverei conforme meu Senhor espera de mim.