Leitura: Provérbios 11

Seleção

O orgulho leva à desgraça, mas com a humildade vem a sabedoria.

Provérbios 11.2

Observação

Orgulho e humildade: dois termos opostos entre si. Uma pessoa verdadeiramente humilde não apresentará traços de orgulho ou soberba, e o oposto é verdadeiro. O orgulhoso tem uma elevada estima de si mesmo e, por isso, é arrogante. Acredita ser superior àqueles que estão ao seu redor. Além disso, tem dificuldade em reconhecer suas falhas e fraquezas e, por causa disso, não aceita sugestões ou críticas. No fundo, o orgulhoso busca validação externa para se autovalidar, ou seja, busca ser aplaudido e reverenciado porque assim se sente bem consigo mesmo. É por isso que deseja sempre ser o centro das atenções.

Por outro lado, pessoas humildes são modestas e reconhecem suas próprias limitações. Como não se sentem superiores aos demais, possuem disposição para aprender e, por isso, aceitam críticas e sugestões. Sabem que sempre terão alguma área de sua vida que precisa melhorar. E, como não se consideram superiores, costumam ser empáticas, respeitosas e estão sempre à disposição para servir. Também não desejam que os holofotes estejam sobre si.

Essas duas posturas opostas têm consequências. Salomão diz que o orgulho leva à desgraça, enquanto que com a humildade vem a sabedoria. Tiago também escreve em sua carta: “Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes” (Tg 4.6).

Orgulhosos não herdarão o Reino de Deus porque são tão autossuficientes que não reconhecem que precisam de um Salvador. São também tão independentes que não conseguem se submeter ao senhorio de Cristo, preferindo viver uma vida de completa autonomia. Por outro lado, é dos humildes que o Reino de Deus pertence. Jesus mesmo disse no Sermão do Monte: “Felizes os humildes, pois herdarão a terra” (Mt 5.5).

Nosso maior exemplo de humildade é Jesus Cristo. Sendo Ele Deus, destituiu-se de sua glória e se fez igual à sua criação. Sujeito às dores humanas e às tentações, foi morto da forma mais humilhante que alguém poderia ser em sua época. E, o pior de tudo, é que sobre Ele foi depositada a culpa pelos nossos pecados. Ele se fez pecador para que em nós repousasse sua justiça. “…ele foi ferido por causa de nossa rebeldia e esmagado por causa de nossos pecados. Sofreu o castigo para que fôssemos restaurados e recebeu açoites para que fôssemos curados” (Is 53.5).

Que o exemplo de Cristo nos inspire a viver uma vida de humildade. Que não nos consideremos superiores aos outros; antes, humildemente estejamos sempre dispostos a servir sem olhar a quem.

Petição

Senhor Deus, não permita que o orgulho e a soberba tomem conta do meu coração. 

Aplicação

Intencionalmente, lutarei contra o orgulho.