Leitura: Salmos 30

Seleção

Sl 30.Eu te exaltarei, Senhor, pois me livraste; não permitiste que meus inimigos rissem de mim. Senhor, meu Deus, clamei a ti por socorro, e restauraste minha saúde. Senhor, da sepultura me tiraste e não me deixaste cair na cova da morte. Cantem ao Senhor, todos que lhe são fiéis! Louvem seu santo nome, pois sua ira dura apenas um instante, mas seu favor, a vida inteira! O choro pode durar toda a noite, mas a alegria vem com o amanhecer. Quando eu era próspero, dizia: “Agora, nada pode me derrubar!”. Ó Senhor, teu favor me mantinha firme como uma montanha; então o Senhor me deu as costas, e entrei em pânico.

Salmos 30.1-7

Observação 

O verso 6 do presente Salmo é a chave para entender este cântico de Davi. Ele disse: “Quando eu era próspero, dizia: ‘Agora, nada pode me derrubar!’”. Davi havia passado por um período de prosperidade e tranquilidade em seu reino; tudo parecia estar bem. Nesse momento, o rei de Israel fora absorvido por um sentimento de auto-suficiência e orgulho. Entendia que aquela fase de abundância de recursos e escassez de guerras evidenciava sua força e que, por causa disso, jamais seria derrubado.

No entanto, em outros versos deste Salmo, Davi dá a entender que ficara gravemente doente, estando talvez à beira da morte. E essa doença, provavelmente, era uma espécie de disciplina da parte de Deus para tratar o seu orgulho. Mas, tendo Deus o livrado dessa enfermidade, Davi responde com gratidão e adoração. Reconheceu que a ira de Deus podia durar uma noite, mas a alegria viria ao amanhecer.

O orgulho da auto-suficiência é uma armadilha fácil de cairmos. Nos momentos em que tudo vai bem, que nossas finanças estão abundantes, que nosso trabalho está próspero como nunca, a tentação do orgulho nos bate à porta. Facilmente nos orgulhamos de nossos feitos e pensamos que nada pode nos deter. Consequentemente, negligenciamos a oração e demais meios de graça, porque temos a impressão (ainda que inconsciente) de que não precisamos de Deus. No entanto, o Senhor, que é um Pai de amor, muitas vezes nos disciplina a fim de reconhecermos que tudo vem dEle, tudo é por meio dEle e tudo é para Ele.

Não deixe que o orgulho tome conta de seu ser. Reflita sobre o fato de que toda prosperidade, abundância e tranquilidade são presentes que o próprio Deus nos dá. Ainda que tenhamos nossa responsabilidade em buscar tais coisas, precisamos ter a consciência de que sem Ele, nada podemos fazer e, portanto, tudo é graça (até mesmo a força para trabalhar).

Que nesse dia tenhamos um coração grato a Deus por tudo que temos, tudo que somos, tudo que fazemos ou sabemos. Absolutamente todas as coisas provêm dEle e, por causa disso, toda a glória pertence a Ele.

Petição

Deus, obrigado por tudo. Sou profundamente grato a Ti porque sei que tudo vem de Ti. Que minha gratidão ao Senhor seja manifestada de forma prática e à altura de tuas bênçãos.

Aplicação

Exercitarei a gratidão abençoando outras pessoas.